Colcha de tolices (BVIW)
               
Quinze anos depois da suntuosa festa, com tudo  a que supunham tinham direito, era chegada a hora da partilha.

Nos últimos quatro anos o casamento havia entrado em estado terminal, cada vez mais grave, com repetidas e frequentes crises comatosas.

Casaram-se muito jovens, imaturos e levianos. Não mudaram quase nada ao longo dos anos; nem mesmo com a vinda dos filhos amadureceram.  Aos trinta e cinco anos, eram os mesmos mimados, egoístas e superficiais dos vinte, quando se casaram.

Investiram muito dinheiro na cerimônia de conto de fadas. Pensaram que o fato de virem de famílias abastadas e os bem-casados distribuídos na festa lhes garantiriam um belo casamento. Tolos!

Ninguém lhes disse que o  propósito maior do casamento não é o bem-estar. Que as  tensões desagradáveis  existem e  a felicidade é muito diferente da apresentada nos anúncios de margarina. Ninguém lhes disse que o casamento é um dos caminhos para a individuação, e que isto não quer dizer individualismo. Ninguém lhes disse que o casamento deve ser uma relação entre dois adultos que decidem, juntos, compartilhar o prazer e as dificuldades da vida.

Então, ao se casarem, buscaram gratificações que deveriam ter sido supridas nas fases iniciais do desenvolvimento. Presos a necessidades não atendidas, reivindicaram um ao outro aquilo que deveriam, nessa etapa da vida, buscar neles mesmos.

Chegada a hora da partilha, o que eles têm é uma colcha de tolices remendadas, tecida por ambos com tênues fios de ilusão, rasgada no confronto com a realidade e
remendada com frágeis retalhos das intenções superficiais de mudança.  

**************************************************************
Individuação é um termo usado na psicologia junguiana para caracterizar o processo pelo qual uma pessoa torna-se o que ela é.

O casamento é um lugar de individuação, onde uma pessoa entra em confronto consigo mesma e com um parceiro, e desta forma aprende a conhecer a si próprio e a desenvolver seus potenciais.

Norma Suely Facchinetti
Enviado por Norma Suely Facchinetti em 12/05/2010
Reeditado em 08/06/2010
Código do texto: T2252346
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.