DIANTE DAS ADVERSIDADES

Quantas vezes surgem situações que parecem fazer desmoronar tudo na vida. Quem nunca passou momentos assim antes? Certa vez recebi uma mensagem eletrônica que falava da pipoca.

Essa mensagem fala sobre passar pelo fogo da vida para transformar-se numa pessoa melhor. Pois bem, todos nós passamos sim por situações que lembram estar numa fornalha que parece nunca acabar o sofrimento; são tantos problemas vindo de todos os lados ao mesmo tempo que muitas vezes tem-se a sensação de que realmente não conseguir sair de tais situações. Mas nem tudo está perdido. Existe solução para os problemas e tudo o que parece hoje impossível de ser vencido, será com toda certeza a grande conquista de sua vida.

Ao se deparar com situações adversas nunca podemos perder o controle da razão. Isso mesmo, não podemos perder a razão. Simples a explicação para tal: quando perde-se a razão, perde-se também o poder de raciocinar com clareza e as emoções, sentimentos que tomam conta de todo ser humano passam a fazer parte de decisões que podem ser muito mais fáceis de serem tomadas e ainda de serem executadas, por isso em situações adversas não se pode perder a razão em nenhum momento sequer.

Outro fator importante é não deixar levar-se pelo primeiro impulso. Em toda situação de problema é comum que as pessoas ajam por impulso achando ser a melhor reação no momento. Entretanto agindo dessa forma só complica mais ainda o problema. É necessário parar para refletir sobre as conseqüências e tudo o que pode ou não ocorrer por tal procedimento, ou seja, é necessário refletir se a decisão pretendida será ou não de fato boa para o caso específico. Decisões tomadas por impulso não irão solucionar e amenizar seus problemas.

Em situações adversas sempre manter a calma. Essa deve ser a principal atitude em relação a situações adversas, manter a calma. Uma pessoa que sabe manter a serenidade de ânimo em meio às turbulências da vida sempre vai saber agir com mais sabedoria. Manter a serenidade é ser comedido em tudo o que faz e isso faz toda a diferença nos momentos mais de decisão, faz com que reúna as melhores aptidões para um melhor resultado.

Em situações adversas aproveite para reavaliar seus conceitos. Os momentos de crises são oportunos para que se faça uma avaliação de si mesmo e de tudo que envolve sua vida. É comum ver as pessoas se questionando por que de tantos problemas e se concentrarem apenas nos problemas; contudo é quando surgem as adversidades que se fazem os grandes vencedores, pois é nesse meio de crise que os vencedores aproveitam para reavaliar seus conceitos e buscar uma nova estratégia, uma nova conduta para sua vida. Não se conquista nada na vida sem lutas e em meio às grandes batalhas é necessário rever muitas estratégias para se conquistar a vitória absoluta na guerra.

Lembre-se situações adversas sempre acontecem e nunca deixarão de existir, a sua maneira de agir diante delas é que fará toda a diferença. Deixar-se vencer ou encará-las como um aprendizado e uma maneira de crescer e vencer!

Luis Claudio de Roco - Psicanalista

Luis Roco
Enviado por Luis Roco em 12/05/2010
Reeditado em 26/02/2020
Código do texto: T2252675
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.