A ARTE DE NÃO DIZER NADA

Tornou-se um costume arraigado , nas palestras, nos relatórios,

nas respostas dos políticos com relação às perguntas feitas por jornalistas , nas respostas dos governantes , nos comentários escritos pelos cronistas, fazer uso de um palavreado falsamente científico, para impressionar os que estão desavisados com uma suposta profundidade.

Usam -se expressões fortes que dão poder mas,que,rigorosamente não significam nada . Apenas mostram uma falsa autoridade.

Para ridicularizar esses"técnicos" das frases de efeito que, circulam a muito tempo, Sandra Cavalcanti publicou um jogo de 27 palavras-chaves, agrupadas em coluna,conforme quadro abaixo compondo uma centena de expressões.

Por exemplo:Alguém pergunta ao Presidente Lula sobre a candidatura da Dilma, e ele responde:É uma questão,3-8-4,ou seja;è uma questão de mobilidade central coordenada.Ou poderia responder

com as combinações : 2-9-1 ou 9-3-6.

Vejamos as respostas com as combinações acima:

É uma questão de estratégia transacional sistemática.

É uma questão de projeção dimensional combinada.

Como visto,com o quadro abaixo, há a possibilida de fazermos belos discursos, belos relatórios, darmos belas respostas, belas alusões à respeito de algum assunto, onde estas palavras darão mais poder, e notoriedade mas,nada dirão de verdade com o seu significado,apenas impressionarão os desavisados.

Divirtam-se brincando com estas palavras do quadro abaixo fazendo as combinações que quiserem.

1-programação 1-Funcional 1-Sistemática

2-Estratégia 2-Operacional 2-Integrada

3-Mobilidade 3-Dimensional 3-Equilibrada

4-Planificação 4-Estrutural 4-Coordenada

5-Dinâmica 5-Global 5-Estabilizada

6-Flexibilidade 6-Direcional 6-Combinada

7-Implementação 7-Opcional 7-Logística

8-Instrumentação 8-Central 8-Paralela

9-Projeção 9-Transacional 9- Otimizada

Escrito por Aristórbio