ENTREI DE GAIATO NO NAVIO!...

 
Tem coisas que não podemos deixar de comentar, não é mesmo? Vejam só como está ficando importante fazer concurso para embarcar em navios mercantes. Eu quando fui juntamente com outros aqui de Cabedelo, o mais que um daqueles naquela época tinham era o ensino médio completo, hoje raramente comparando a muitos de níveis tão elevados, ditos superiores, nem chegam à porta, pois as vagas já são preenchidas por jornalistas, contadores, professores, e outros mais.
 
Camaradas bater ferrugem, enfrentar o mar encrespado pela cara não é brincadeira não, nem tudo é mar de almirante. Na realidade tudo é válido fazer, desde que se consiga experiência, e ter experiência é fundamental para o conhecimento do homem que assim queira ter conhecimento do que nos esperam mais adinate.
 
Vejam, antigamente como já é de conhecimento, nossos ancestrais eram pego a laços, e dessem graças a Deus estes fossem pegos a laços nas calçadas do cais, perambulando pelas ruas, e noutros lugares como, por exemplo, sendo já capitães de areia ou goumert nas portas de cabarés.
 
Caramba, estes não imaginavam o que lhes aguardavam, no minimo, iam de repente para um alojamento com mais três homens ou mais, mas se tivessem cabeça aproveitavam suas fogas depois de passarem quase mais de um ano embarcados.
 
Agora pasmem de tudo estes podem ter ao seu alcance, desde televisores de alta definição, com direitos de assinaturas de tv, de internet, lhes acompanhando por toda costa brasileira, só mesmo o que deixa a desejar é o salário que nem se compara mais aos dos nossos antigos companheiros.
 
O salário hoje é preferivel que fiquemos aqui em terra fazendo bicos. Ah, você quer saber qual a diferença de sálarios? Essa eu acho, que se eu disser poderá desistimular, e muitos poderam até pensar melhor antes de embarcar.
 
Estes sofreram uma defasagem danada. Hoje nem sequer os comparo, pois a diferença é melhor vendermos picolés aqui na praça. Bom, mais se a ensistência continua, e querem mesmo saber, direi tudo bem.
 
O salário minimo, encontra-se muito mal obrigado! E se não estou enganado, no valor de R$ 510,00 ( quientos e dez reais) , um moço de convês por exemplo, ganhava ,vinte salários , hoje este mesmos não chegam a cinco salários, quer dizer que é preferivel que se faça alguma coisa em terra antes de zarpar.
 
Tudo bem que estas companhias estão dando aos seus empregados sessenta ou noventa dias de repousos, coisa que naquela época era de doze meses por um mês de férias, sem direito a repouso. Não posso me aprofundar muito sobre isto, mas para tanto é preciso passar por vários exames.  
 
Camaradas, só espero que estes que tem algum curso elevado, depois não digam que entraram de gaiato no navio, e que entraram nesta onda pelo cano.