CHUCHU COM BICARBONATO

O gesto é automático.Chuchu na panela pra ferver? Uma pitadinha de bicarbonato de sódio. Pra quê? Ora, pro chuchu ficar bem verdinho. Chuchu verdinho, salada colorida. Não é assim que recomendam? Pratos bem coloridos! Tipo caixa de lápis de cor. Batata amarela, cenoura alaranjada, tomate vermelho, vagem e chuchu verdinhos. Cores da saúde! Que satisfação! Um prato de salada assim à mesa vale por um tesouro. Consciência tranquilíssima, tô fazendo minha parte...

Bom, mas a questão nem é a salada. É o bicarbonato de sódio. Quem me mandou fazer isso? Sei lá. Não lembro tudo, né? Só sei que foi uma dica “Quer deixar a vagem, ou chuchu superverdes? Uma pitadinha de bicarbonato”. E é antiga, essa! Fiz e deu certo. Antes, a vagem ficava verde-azeitona (aliás, é lindo o tom sobre tom da azeitona nas saladas, já repararam, né?). O chuchu? Esse ficava com uma cara meio enxaguada. E fazia feio na salada tão cheia de vida... Não combinava muito, sempre achei... Mas com a dica tudo mudou! O chuchu fica que é uma verdura só! E olha que nem verdura é...

Uma dúvida. Bem cruel, aliás. Será que não faz mal? Sei não! Seguir dicas pode ser perigoso. Vamos que amanhã dê no Fantástico “Pesquisadores descobrem o efeito maligno do bicarbonato de sódio, sobre os alimentos. Pessoas que fazem uso desta substância para “esverdear” saladas, vivem menos...” Bom, olha o problemão! A pessoa escuta as coisas. Sai fazendo sem pensar. Depois é essa bomba. Morre em doses homeopáticas sem saber. Ironia das ironias: se mata com uma bela salada verdinha...

Decido: esse é o último chuchu que “contamino” com bicarbonato de sódio. Antes vou querer saber toda a verdade. Quem inventou isso? Qual o princípio científico que sustenta essa teoria? Em que pé andam as pesquisas neste campo? Antes de ver tudo em pratos limpos, não! Recuso-me a “esverdear” vagens e chuchus na marra. Quem sou eu pra mudar a natureza? Nasceu pra ser enxaguado, morra enxaguado! A menos que digam que bicarbonato de sódio acrescenta vitaminas ao chuchu. Aí, é outro caso! Sim, porque sabemos que o coitado tem fama de pobrinho em nutrientes. E serve mais só de enfeite mesmo...

Já sei, vou ao Google. Vou buscar explicação. Com toda certeza já tem gente que quis saber também. Sim, porque em programas de “dicas domésticas”, só dão as dicas. Ninguém explica às donas de casa o porquê da dica. Também, pra quê? Tempo perdido, né? Dona de casa entende lá de coisa científica? Entende é de panela, de molho, de salada, essas bobagens. E é doidinha por dicas. Imaginou uma salada doendo de tão verde? Que sucesso! Imaginou cortar cebola sem chorar? Imaginou a mão sem nem um cheirinho de alho? Demais! Ai, meu Deus, quem não quer viver com menos lágrimas, mais perfumado e mais feliz?

Eu quero. Eu quero viver bem mais feliz, cheia de dicas! Mas a partir da salada de hoje, estou mais precavida. Eu nunca tinha pensado nisso. E daí? Tô pensando agora. Não quero ser vítima da minha própria ignorância. Por isso vou pesquisar... Epa! Espera aí... Que cheiro é esse, de coisa queimada? Fumacinha básica vindo da cozinha? O Google que me perdoe. A descoberta que faço nesse momento é bem mais urgente: o chuchu virou carvão! Que pena! Tão verdinho que estava! Agora pretinho da silva, todo agarrado na panela! Alguém aí conhece uma dica pra ressuscitar chuchu esturricado? Essa, ainda tô aceitando sem pesquisar...