Esta tão temida e acomodada solidão

Às vezes fico me perguntando, para que ler tantos livros que nos ensinam a relacionar com os homens, se não tenho ninguém para praticar estas dicas, estes conselhos, estas estratégias, ou sei lá o que mais...

Sabe o que termina acontecendo? você termina se deprimindo. Porque aí eu penso: se hoje eu estou sozinha, é sinal de que cometi e continuo cometendo todos os erros mencionados neste livro, sendo assim, melhor mesmo é parar de ler. Mesmo porque eu nem acredito muito nesta teoria de que, fazendo assim, não fazendo "assado", você irá conquistar alguém que ficará ao seu lado para sempre.

O que eu realmente acredito, é que as coisas são como são, acontecem quando têm que acontecer, e principalmente, pelo menos para mim, precisam acontecer naturalmente.

A verdade é que estamos vivendo a era da tão temida e acomodada solidão. Por que "temida e acomodada"? porque todos se queixam, mas ninguém abre mão dela, levantando aquela famosa bandeira: "minha privacidade não tem preço". Se não abrem mão da privacidade, para que tanto site de relacionamento, os famosos "singles Bar", superlotados, academias e mais academias de dança de salão, e por aí vai.... se as pessoas não estão dispostas a se envolverem?

Há um verdadeiro monstro chamado compromisso, que amedronta as pessoas, e isto em qualquer idade. Teme-se o "se envolver", e contraditoriamente reclama-se da falta do outro, mesmo porque, muita gente ainda não entendeu, que só existimos verdadeiramente, no outro. O outro é a nossa referência, uma referência saudável, claro.

Então o tempo vai passando, e a solidão se solidificando, e um certo sentimento de tristeza se espalhando no ar. Muitos em alguns surtos de reflexão pensam: "pois é, eu tenho um bom emprego, posso ir às compras na hora que quero, posso morar bem, num lugar bom, mas continuo comendo nos bares, nos cafés, nos restaurantes, porque simplesmente não suporto comer sozinho". Sim, há ainda aquela que dorme até meio-dia, para ter menos tempo acordada consigo mesma; aí ela vai ao shopping, anda, olha vitrine, faz uma refeição e volta pra casa, para o seu computador e seus relacionamentos virtuais, mas depois vai dormir sozinha, agarrada à sua melancolia.

Mas sabe por que? porque as pessoas não têm mais disposição para o outro.

Quando será que as pessoas vão entender, que os relacionamentos, só são verdadeiros e completos, de modo que valha a pena, se eles forem vividos em toda a sua intensidade, e que esta intensidade é composta de encontros e desencontros, risos e lágrimas, tesão e "dores de cabeça", bom humor e irritação, silêncio e diálogo? entre tantos outros mais sentimentos contraditórios, mas entendendo que estes sentimentos são a marca de humano que temos, desde a hora que chegamos neste mundo, até partirmos dele.

Quantas pessoas que estão sós e tristes, poderiam estar vivendo um grande amor se pra isso apenas se mantivessem abertas? ao invés disso, as pessoas se mostram de uma forma superficial, aceitável perante a sociedade, e não como elas realmente são e pensam, tudo isso numa atitude de auto-defesa.

Quantas vezes já me chamaram de corajosa, pelos simples fato de eu demonstrar e mostrar o que realmente sinto e penso a respeito do amor?

Não, eu não quero fazer parte desta maioria que está aí, dissimulada no campo afetivo. Não, eu prefiro continuar acreditando que naturalmente, eu possa conhecer alguém bacana, que assim como eu, tem a coragem de admitir querer ter alguém especial ao seu lado, para viverem um para o outro, driblando no dia-a-dia, todos aqueles sentimentos contraditórios que mencionei anteriormente, mas que apesar disso, nos sentirmos felizes por estarmos juntos, crescendo como pessoa a cada dia, e desfrutando da companhia um do outro, principalmente naqueles momentos bem nossos, quando esquecemos de nós mesmos, pela alegria de estarmos vivendo um amor bem real e ao mesmo tempo mágico.

Wanusa Pinto
Enviado por Wanusa Pinto em 15/05/2010
Código do texto: T2259234
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.