Muito mais que uma corrida

"Entre aí e amacie este carro para o Jochen que amanhã teremos uma sessão decisiva de treinos"

Isso foi o que Colin disse a ele, ávaro que era com detalhes. Ele viu como uma oportunidade na sua meteórica carreira e foi fazer o que o chefe mandou.

Estamos em Monza, 1970, uma curva após outra e a distração: um milésimo de segundo a mais para acionar o pedal do freio e o acidente se torna inevitável. Ele simplesmente não conseguiu fazer a curva, nem dominar a força centrífuga que o arrastou de encontro ao guard-rail, mas essa mesma força era tão grande que o projetou e ao seu carro centímetros acima do muro sobre uma formação de árvores, o que amorteceu a queda.

Vida salva, escoriações apenas porém com o orgulho muito machucado e o carro totalmente destruido. Praticamente um estreante, só tres corridas e já causando um estrago daqueles. Nem é necessário pensar muito para concluir que o seu carro de 2o. piloto foi para o companheiro. E ele ficaria só na torcida. 

Monza, 1970, Sábado, dia dos treinos classificatórios. Jochen já havia vencido 4 outros GPs (Holanda, França, Inglaterra e Alemanha) e estava à frente. Virtual campeão daquele ano. Só que também ele , quase da mesma forma que o seu companheiro não conseguiu fazer a curva Parabólica. Um momento de tensão, seguido de um choque contra o muro e o silêncio logo interrompido pelas sirenes das ambulâncias.  Mas nada havia o que fazer : Jochen Rindt morria sem realizar o seu sonho de se tornar campeão mundial.

A Lotus ficaria sem entrar na pista, em sinal de luto, pelas próximas duas corridas, mas decidiu que o seu segundo piloto, agora transformado em primeiro voltaria no GP do Estados Unidos, em Watkins Glen, numa tentativa de ganhar a prova e dar o título póstumo a Jochen. Pouco provável pois Jacky Ickx tinha tudo para ganhar e terminar o ano em primeiro. 

Afinal, para o "Rato" era apenas a quarta corrida.

Começa a prova, Jackie Stewart saiu na frente, enquanto Ickx, que não largou bem, atrapalhou "o Rato" que largava atrás dele. Rodriguez aproveitou a indecisão de Ickx e assumiu a segunda posição, seguido pelo piloto da Ferrari. Em quarto vinha Regazzoni e atrás dele seguiam Chris Amon,  John Surtees, Jackie Oliver, François Cevert e "o Rato".

Mesmo caindo para 9o. lugar na primeira volta, e após uma incrível sequência de "coincidências" !? o Brasileiro completa as 108 voltas e recebe a bandeirada da vitória com trinta e seis segundos de vantagem sobre Rodriguez.

Reine Wissel termina em terceiro, na frente de Jacky Ickx, que marca só 3 pontos. Assim, ele já não pode mais ultrapassar Jochen Rindt no campeonato.

Começa a história do nosso maior campeão, maior pelo pioneirismo que abriu os autódromos para o seu irmão Wilson, José Carlos Pace, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubinho, Felippe, seu sobrinho Christian e tantos outros. E por ter sido um grande campeão (2 títulos na F1, outros tantos na Indy e incontáveis vitórias): Emerson Fittipaldi, que na sua 4a. prova ganhou e deu o primeiro e único título, póstumo, para o seu amigo Jochen Rindt.

Essa foi muito mais que uma corrida...

Rosso
Enviado por Rosso em 15/05/2010
Reeditado em 10/04/2011
Código do texto: T2259355
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.