“Milagre em Joaseiro”

Terezinha Pereira

“Milagre em Joaseiro” é nome de um livro escrito por um ítalo-norte-americano, Ralph Della Cava, a partir de um milagre que aconteceu na primeira sexta feira do mês de março do ano de 1899. Nesse dia, “quando o padre Cícero Romão Batista ofereceu a comunhão à beata Maria de Araújo, apenas colocada a hóstia na sua boca, imediatamente essa se transformou em sangue, que correu pela toalha, caindo algum no chão.” O fato repetiu-se outras vezes e o povo achou que se tratava de derramamento do sangue de Jesus Cristo e, portanto, um milagre autêntico. As toalhas com as quais se limpava a boca da beata ficavam manchadas de sangue e passaram a ser alvo da veneração de todos. Esse milagre, além de levar a outros milagres, provocou o milagre do desenvolvimento no povoado de Joaseiro, que nos idos 1889, pertencia a Crato, terra onde nascera o Padre Cícero.

Ralph Della Cava é historiador e pesquisador, que veio para o Brasil para estudar o fenômeno Padre Cícero, com o objetivo de fazer seu trabalho final para uma pós-graduação em História, pelo |Instituto de Estudos Latino-Americanos, da Universidade de Colúmbia, Estados Unidos . Durante os 14 meses em que viveu no Brasil, Della Cava examinou os até então intangíveis guardados do Padre Cícero. Ele manuseou cartas de peregrinos, cartas de sacerdotes e de outras pessoas ligadas à igreja, cartas e bilhetes de políticos, manuscritos do padre, arquivos eclesiásticos e diversos outros tipos de documentos, com o objetivo de estudar o movimento religioso popular despontado em toda a região do Cariri, no Ceará, a partir da chegada de Padre Cícero em Juazeiro e aumentado a partir do milagre. Ao fazer essa pesquisa, o autor encontrou um mundo cheio de contrastes, contradições e desigualdades, pobreza mesmo, de toda as espécies. Afinal, uma realidade diferente daquela que um dia havia imaginado antes de sair de sua terra. Devido a isso, o historiador acabou fazendo sua pesquisa em torno de religião, sociedade e política. Ao terminar seu trabalho, escreveu o livro “Milagre em Joaseiro”, que foi publicado em inglês e português e hoje é conhecido no mundo inteiro. Na última frase desse livro escrito na década de 60, Della Cava “profetiza” que o movimento de Juazeiro somente acabará quando os pobres tiverem a capacidade de exigir e obter o que de direito lhes pertence.

Em 2001, um novo bispo, o italiano Fernando Panico, chegou à diocese de Crato. Em suas conversas com o Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI, o bispo Dom Fernando recebeu autorização para que se fizesse um estudo sobre o padre Cícero, o Padim Ciço, que até hoje é cultuado como santo no nordeste, mas renegado, desde antes de morrer, pela Santa Sé. De início, um padre seria escolhido para investigar nos documentos secretos da Congregação, os dados sobre o período em que viveu o padre Cícero, com o intuito de se saber quais eram suas relações com a cúpula da Igreja Católica. Após leitura de documentos e das inúmeras biografias já escritas de Padre Cícero_ tem-se em conta que ele é uma das figuras mais biografadas do mundo_ o resultado dos estudos será enviado a Roma, onde será constituída uma equipe de estudos para finalizar o processo de reabilitação de Padre Cícero, perante a Igreja, pois perante seus devotos, ele já é um grande santo.

Quanto ao “Milagre em Joaseiro”, a repercussão do milagre, o resultado dos exames do sangue encontrado nas toalhas feito por dois médicos e um farmacêutico, o encontro do Padre Cícero com Lampião, “o rei do Cangaço”, fica para um próximo artigo. Afinal, a idéia é tratar de um período de história que durou 90 anos de vida religiosa, social e política do padre Cícero e mais de mais 70 anos que já se passaram depois de sua morte.

Terezinha Pereira
Enviado por Terezinha Pereira em 06/06/2005
Código do texto: T22615