VERDADE OU MENTIRA?

VERDADE OU MENTIRA?

A verdade e a mentira já se conhecem e trocam farpas desde a maternidade. É nessa confusão de conflitos que construímos a vida. A verdade disse que escreveu a bíblia, mas a mentira jura que teve participação. Na história, as duas dizem que sempre estiveram juntas e que nas entrelinhas é que estão as respostas. O que é verdade e o que é mentira?

A mentira diz que esse que vos escreve é lindo, a verdade responde: - é feio de doer! Eu fico do lado, dessa vez, da mentira, afinal, melhor me convém. A verdade argumenta: - ele até que dá pro gasto escrevendo essa crônica. A mentira refuta e diz que não passo de um analfabeto pedante. Êpa! Eu acredito na verdade, ela, nessa hora, pode estar certa. Nesse duelo se escreveram/escrevem muitas histórias e estórias; acreditar em qual é o desafio.

A verdade jura que nunca mente e mostra provas de tal fato: o homem pisou na lua, o buraco negro existe e o amor ainda é eterno. A mentira responde confirmando fatos: Elvis ainda está vivo, tem um extraterrestre na terra e a copa de 2002 foi vendida. Acreditar em quem nessa hora? As mulheres sempre me dizem “eu te amo”, juro que acredito, se for mentira, nada posso fazer.

Há um choque de opiniões em tudo na vida. Existe vida além da terra, jura a verdade, mas a mentira nega que o homem é o único ser vivo desse universo. Às vezes, a mentira e a verdade dizem a mesma coisa e se misturam tanto que ninguém sabe quem é uma e quem é outra.

Eu aposto sempre nas verdades, mas a mentira é interessante, pois corre lado a lado e gosta de se mostrar mais esperta. Verdade ou mentira a vida sempre segue e se mostra, de quando em vez, nos rascunhos do tempo. A mentira jura que vou ser famoso, compor com Chico Buarque e cantar com Roberto Carlos, mas a verdade confirma que vou ganhar mais de um milhão por cada crônica que escrevo. Verdade ou mentira?

MÁRIO PATERNOSTRO