PESQUISA ESCOLAR

odos os dias, quando minha filhota chega da escola, indago se tem tarefas de casa para serem feitas. Raramente, muito raramente ela traz algum deve-de-casa para fazer. Estudante de escola pública, a coitada tem suas horas vagas ocupadas com o computador, ou com alguma leitura por mim imposta.Certa vez, questionei a escola, a falta de tarefas ou deveres de casa. A resposta muito me intrigou. Fui informada que noventa por cento dos alunos não faziam as tarefas que os professores pasavam, e que por isso, eles deixaram de lado essa prática ocupacional. MAs, pera aí? E os outros dez por cento que ou por exigencia dos pais, ou por gosto próprio apreciam esses deveres, e por vezes até nescessitam para\ exerício da matéria? Fiquei sem resposta .

Enfim, hoje ela trouxe uma pesquisa de ciencia. " Doenças causadas pelo solo." Interessante.

Fomos ao computador, e lá encontramos. Que maravilha!

Sem impressora, escreveu tudo à mão, caprichando na caligrafia e fazendo a capa bem trabalhada, para ganhar seus valiosos pontos. MAs, faltava algo. Figuras. Todo bom trabalho escolar tem que ter imagens, figuras. Fomos, às revistas, já guardadas à tempos, precavida que sou. MAs, nada de solos contaminados, nem de oxiúros, nem de amarelões. Dentre os guardados, na estante da sala, encontro um livro de ciencias, e bingo! Lá estava toda a matéria, com a cara do tal bichinho do amarelão, uma outra foto mostrando uma língua negra em Copacabana. Ótima! Feliz, esperei minha filhota chegar para dar-lhe a notícia de meu achado.Qual não foi minha surpresa, quando ela me disse:

_ Mãe, não podemos tirar as fotos desse livro. Ele é novo mãe. É o livro que estamos estudando esse ano!

Perplexa, concluí que preciso voltar aos bancos escolares. Não consigo entender, porque uma pesquisa escolar, se no livro atual, adotado pela escola, contem o assunto alvo da pesquisa.

Será que estou emburrecendo, ou os métodos mudaram tanto que não consigo alcançar?

Surpresa maior, foi a nota que minha "copiadora de textos" recebeu pelo belo trabalho! Dez, nota Dez!

E só faltam 4 anos para ela poder votar.