Falar bem em público é uma necessidade

A cada dia que se passa maior é a cobrança da arte de falar bem, já que na maioria das profissões é uma necessidade, pois é mais um parâmetro pelos quais muitos profissionais são contratados ou não.

Em um caso hipotético: uma empresa de grande porte quer contratar um executivo, e para tal, esses candidatos são submetidos a uma serie de testes. No final restaram apenas dois pretendentes a vaga, um deles tinha um currículo melhor, porém não se expressava bem, ou outro era um excelente orador e ao ser entrevistado pelo presidente da empresa foi contratado por sua eloqüência. Antes ter um bom currículo bastava, hoje temos que ser dinâmicos; oradores perspicazes; busca constante de aprimoramento, dentre tantos outros atributos para se mantermos no emprego e ascensão profissional.

Contudo, não é apenas em entrevistas de emprego que necessitamos do bem falar, pode ser em uma festa de aniversário, confraternização ou até mesmo em uma simples reunião, somos sabatinados e avaliados com freqüência. Diante disso, também avaliamos os outros o tempo todo, mesmo sem intenção. Quantas vezes você já admirou alguém por saber fazer boas explanações? Com certeza muitas! Porém, as pessoas que tem raciocínio lento, dificuldades de falar ou boa oratória são excluídos de algumas profissões ou não se destacam, ou seja, mais um fator complicador e de exclusão.

Portanto, para sobressair-se neste mundo cada vez mais concorrido o ato de falar bem em público é uma obrigatoriedade, pois aumenta seu prestígio em todos os meios sociais, suas oportunidades de progresso profissional, desenvolvem a autoconfiança e torna o indivíduo mais dinâmico no trato com os outros. Diante disso, somos obrigados a sanar nossas deficiências ou encontraremos várias barreiras para nos impedir nossa ascensão profissional.