Um ano (EC)

Primeiro aniversário do Encanto das Letras. A Nena, que além do enorme talento tem uma atenção extrema com os Amigos, nunca deixou de me enviar um e-mail.

Apesar das desculpas esfarrapadas:  excesso de trabalho, viagens e o escambau, sabia que ia voltar a escrever para o "Encanto". Ontem, não pude resistir ao convite.

Mas, aí surgiu um outro problema: como vou fazer para falar da minha experiência, o que mais gostei, do que apreciei menos? O primeiro impulso foi incluir uma seleção de comentários, mas não quis "Dungar" e correr o risco de deixar "Gansos" de fora da lista.

Decidí, por absoluta falta de melhor idéia, incluir o último parágrafo de todos os textos que rascunhei aqui:

O primeiro foi Quando me zango, uma irônica homenagem aos nossos "políticos" e uma imitação de poesia:
"...Ah! Me tira do sério, vai ouvir impropério, não passa um minuto.
Já ouvi muita estória,  me iludí com essa escória. Sei bem o produto.
E o tal manso de poleiro como todo Brasileiro, nessa hora... já era. "

Segui na mesma linha, com Juro que eu não sabia ao convidar um famoso pesquisador Holandês para uma entrevista na Gazeta da Gazeta: 
"...Veen Gah Door : Nunca imaginei que todos as outras dezenas de milhões de cidadãos daquele país aderissem com tanto entusiasmo a uma sugestão tão ingênua e despretensiosa como essa. Muitos até empregaram recursos não pulmonares para enviar o tal "assoprão" na direção indicada." 

Rogério Cardoso e sua Parceria oculta com os autores do Hino Nacional Brasileiro:
"...Por ora, consola-me a existência benfazeja dos 3w tanto quando me desalenta a ausência presente do Rolandogério Lerocardoso, parceiro oculto de Joaquim Osorio Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva."


Uma tentativa de explicação do pré-sal com Eu preciso tomar jeito:
"...Última tentativa: Seria "pré-sal" uma gíria para indicar aquele largo momento do mes, mais ou menos 29 dias, quando o anterior já se foi e ainda sobra muito mes no fim do dinheiro?  Nesse caso, companheiras e companheiros, o "pré-sal" seria o instante perene de corda-bamba antes do próximo salário. Pode até não ser esta a resposta correta, mas faz sentido. "

Falta pouco.

Resolvi mergulhar em mim mesmo com
Quem mexeu no meu mundo?
"...Eram mundos próprios que eu criava para, sem saber, repor motivação. Entre aqueles e o de hoje a única relação sou eu, ainda um alienígena tentando se adaptar."

Homenagem a Mercedes Sosa e a minha eterna musa, com O segredo:

"...Obrigado, pois além de tudo me deu as letras, que um dia ainda vou saber combinar. Deu-me minha família, meus pais, irmãos, meus filhos, amigos e uma luz que sempre me guia. Luz, Lúcia.  O amor é o segredo. Gracias também a Violeta Parra por deixar preciosidades para que "La Negra" nos ensinasse essas e outras coisas antes de partir."

Com Conte-me um conto quiz fazer uma alusão ao filme do Richard Gere "Sempre a seu lado" e fiquei com gosto de cabo de guarda-chuva na boca:
"...Hachi, que tinha esse apelido devido a um resfriado crônico, confiava: mais dia, menos dia, o cachorro do Ricardão e a cadela da Esmeralda desceriam e ele os deixaria para sempre lado a lado, no chão da plataforma..."

Valeram todas e cada uma das participações.

Nena, se eu falhar nas próximas edições, não terá sido por falta de vontade mas por ausência de inspiração.

Este texto faz parte do exercício criativo de primeiro aniversário do Encanto das Letras. Saiba mais, conheça os outros textos
http://www.encantodasletras.50webs.com/umano.htm

Rosso
Enviado por Rosso em 24/05/2010
Reeditado em 10/04/2011
Código do texto: T2276261
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.