SABER DE COR - BVIW

Sentadinha na velha cadeira, a pequena lousa na mão, com o giz desenhava uma paisagem onde havia mar, ceu, nuvens, sol e pássaros. Uma casinha de porta e janela, uma estradinha, uns pintos ciscando e um pedaço de riacho onde passava um barquinho à vela.

Todos os dias, pela manhã, desenhava aquela cena com o giz, mas via tudo colorido e a luz solar invadindo a janela.

Apagava a paisagem quando ouvia a voz metálica da professora, colocava uns números formando uma pequena conta de adição.

Detestava contas, principalmente aquelas de dividir e de multiplicar. Já fez a sua obrigação? Estou terminando, professora Lúcia. Rápido, ou ficará sem o recreio amanhã.

Aula de Conhecimentos Gerais adorava. Mais ainda quando a professora falava de Roma, da Grécia e do Egito. Um dia sonhou ser Cleópatra e via-se no sonho passeando no Nilo naquele barco bonitão.

Bonitão mesmo era o Marco Antônio, mas, ainda aos onze anos, não era coisa que ela colocasse no sonho, reinava absoluta no rio egípcio.

Na manhã seguinte, na hora do recreio, viu Gustavo no canto do pátio, sentado em uma pedra que sobrara da reforma do grupo escolar. O que você tem? Guga levantou os olhos para ela. Eram verdes e, molhados pelas lágrimas, pareceram à menina a cor que, na imaginação, avistava em seu desenho de um rio na lousa. Todas as cores nele, a brisa também.

Não apareceu no outro dia, faltou às aulas. Na segunda-feira ele disse: eu estava triste porque a professora chamou meus pais para dizer que todos os dias eu não sei fazer a conta. Meus pais me batem quando acontece. Gosto de fazer poesia, contas eu odeio. Você apanhou? Sim. Então, venha aqui que vou contar um segredo. Ficaram pertinho um do outro, a menina sentiu passar a brisa do mar por seu rosto, tomou susto. Era a respiração de Guga.

Na última carteira da sala, a menina pegou a lousa e disse: Veja como se faz. Por quê? Porque você faz também e, quando a professora chegar, você mostra. Esta eu sei de cor.

Adão comeu a maçã e nunca mais o Paraíso foi o mesmo.

***

AGRADEÇO À COLEGA MARÍLIA L. PAIXÃO PELO DELICADO CONVITE E DESEJO BONS TRABALHOS A TODOS OS QUE FAZEM PARTE DA EQUIPE.