O BECO DA FACADA ...

O nome não é dos melhores, mas, o local existe... Isto é, na Salgueiro dos anos setenta, vivi a infância lá e, pude constatar in loco, semana, após semana, durante anos que, o nome não era fictício ou por causa de algum fato isolado... Mas, éramos felizes (e nem sabíamos)...

Enquanto o poeta disse que sua terra tinha palmeiras onde canta o sabiá, a nossa tinha a seleção estudantil, o Ginásio Industrial de Salgueiro (onde conclui o primeiro grau – da quinta a oitava série). E, lembro que tínhamos o Bar Pitu ou era Pitu Bar, no centro da cidade, onde o pessoal costumava jogar snooker e nós, a estudantada, parávamos pra olhar os muitos posters dos clubes nacionais ou aperuar alguma partida, quando voltávamos do Grupo Escolar Manoel Leite (anos setenta) ou do matineé no Cine Salgueiro...

Sim, voltando ao assunto do tema da mensagem, quando minha mãe comprou uma casa após o trágico acidente que ceifou a vida de meu pai, adivinhem onde??? No beco da facada – Rua Caboclo Eduardo, 56, no bairro do Prado...

SE a rua tinha um nome, por que esse apelide??? Vez por outra, acontecia alguma coisa nesse sentido... A rua começava perto da estação do trem e terminava na rua Valdemar Menezes (Praça dos Leões). Não pense que era tipo favela, porque, apesar da cidade ter um bairro chamado (apelidado) por favela, não temos, na cidade, habitações desse tipo...

Não seria a rua toda, chamada por esse apelide... Exatamente na parte que dava acesso à Praça dos Leões, ao DER e Escola Carlos Pena Filho (antiga Escola Normal), havia um local com alguns bares populares que recebia essa alcunha... Por conta de algumas brigas que podia terminar em facas ou ameaça das mesmas...

Infelizmente, presenciei duas ou três mortes no local, em conseqüência de tiros ou arma branca... Mas, no geral era um local amável e funcionava como espaço pra bate–papos entre amigos...

Ainda hoje, passo no local, independente de horário e às vezes paro algum tempo pra diminuir as saudades de conhecidos da época quando morávamos lá e recordar um pouco de velhos episódios...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 26/05/2010
Reeditado em 26/05/2010
Código do texto: T2280259
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.