"VAMOS DAR UM TEMPO"

“Vamos dar um tempo"? Deus, meu! Que frase é essa? De que livro, de que página foi tirada? Quem foi seu magnífico inventor? Não sei. Só sei que devia ser rico. Sim, porque isso não é frase. É um diamante. Ou, no mínimo, era um sábio. Raciocinemos: o tempo é sábio. Pelo menos todo mundo diz, né? Quem pode “dar o tempo”? Só seu dono. Então, quem pode “dar o tempo” é mais poderoso que o próprio tempo. Impressionante isso, não?

“Vamos dar um tempo”. Relojoeiro? Sim, pode ser um relojoeiro, gente! Relojoeiro não entende de relógio? Relógio não marca o tempo? Sim, aliás, como marca! Tempo pra comer, tempo pra dormir, tempo pra acordar. Um ingrato, o relógio! Assim como dá, também tira o tempo! “Não tenho tempo pra te ver”; “Não tenho tempo pra me divertir” Não? Coitado! Tão sem tempo! Quem tirou? O relógio! Mas que relógio, esse! Não tem um pingo de dó de ninguém!

“Vamos dar um tempo”. Inspirado da Bíblia? Talvez! Pois, lá podemos ler “Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou.”. Cada coisa em seu tempo certo. O Eclesiastes explica tudo. Sendo assim, tempo para pedir e “tempo para dar”. Por que, não? A pessoa é criativa. Baseada nessas coisas arrisca. Vai e acrescenta esse famoso-antigo-e-tão-ouvido “Vamos dar um tempo”. Não vejo nada demais, nisso. Você vê?

“Vamos dar um tempo”. Gente generosa. Coisa de graça, tá fácil de achar? De jeito nenhum! Tudo na base do toma lá, dá cá! Eu te dei uma bala de coco? Dá logo a sua de morango! Que isso? Tá pensando o quê? A vida não tá nada mole! Ser generoso assim, a torto e a direito, sem mais nem menos? Que vantagem levo nisso? É comigo, não! Se é assim com uma bala que não vale nada, imagina com o tempo que é coisa preciosa e tá valendo tanto dinheiro!

“Vamos dar um tempo”. Quando é que mais se escuta? Em muitas situações. Mas em algumas é mais frequente. Nos namoros, noivados e casamentos. Depois de certo tempo é comum o tal do “Vamos dar um tempo”. Como assim? Depois de tanto tempo, “dar um tempo”? Meio esquisito. Tomou tanto tempo. Agora quer um tempo. As pessoas realmente se equivocam muito! Quem entende isso?

Quer saber? “Dar um tempo” é coisa de quem andou lendo demais. Acabou se confundindo. Isso é comum também. A pessoa quer dizer uma coisa acaba falando outra. Pra tirar a dúvida, dicionário da verdade. Quem não entende vai entender rapidinho! “Dar um tempo” não passa de eufemismo, figura de linguagem que suaviza o que na realidade é duro. Muito usada, inclusive, pelos covardes. Esses que não tem coragem de dizer o que querem. Assim, “Vamos dar um tempo” quer apenas dizer “Adeus”. Equivale a um “dar o fora” muito bem planejado. Só que dito de forma mais elegante. O “descartante” quer deixar uma imagem bonita, entende? “Dar um tempo” é coisa de quem sabe muito bem o que quer. Mas não tem a audácia pra dizer...

É por isso que admiro tanto a ousadia das pessoas que dizem adeus...