"BONITINHA, MAS ORDINÁRIA"

Sala na penumbra. As irmãs no sofá. Alzira ligada no tricô. Doralice ligada na novela. De repente, a chamada na TV. Dora bate de leve no braço da irmã, entretida com as linhas. Olhos na televisão, vai falando:

_A nova novela vai ser boa demais! Só artista fera! Olha lá! O grande elenco vai fazer papel de vilão!

Dora e as novelas! Zirinha nem se toca. Já se acostumou com as manias da irmã. Mas, epa! Algo acaba de lhe soar meio esquisito. Quê? Não tá entendendo nada.

_ Como assim, o grande elenco vai fazer papel de vilão?

_ É menina, de vilão, de mau, gente ruim, entendeu?

_ Sim, tô cansada de saber o que é um vilão, Dora...

_ Então, é isso que tô falando...

_ Tá, mas não entendi foi essa coisa de grande elenco...

Impaciente, Dora aponta para a TV. Mas a chamada já tinha passado. E lá se foi a chance de mostrar quem era o ator. Porém, não se dá por vencida.

_ Tô te dizendo, o nome do ator que acabou de passar é grande elenco!

_ Como assim? Tá doida? Ninguém se chama grande elenco, Dora!

A outra agora se irrita pra valer. Aumenta o tom, parte pra apelação.

_ Como não, Zirinha? Cê sempre acha que eu não sei nada, né? Pois, tá aí. Esse ator é o grande elenco porque eu tô falando, tá? Quer saber mais do que eu? Ele trabalhou naquele filme “Bonitinha, mas ordinária”. Passou faz muito tempo, cê num lembra?

Não, Zirinha não lembra. Nem quer lembrar também. Volta pro seu tricô. A irmã, meio emburrada, mergulha na TV. A novela? O chove-não-molha de sempre. Tudo a mesma balela, arghhh! Mas Dora viaja, não perde um só detalhe! Epa! Intervalo? Atenção, gente, olha lá outra vez a chamada da nova novela! Agora, sim! Vamos tirar a dúvida? Vitoriosa, Dora dá um pulo no sofá. Cutuca a irmã que dormita em cima do tricô.

_ Olha lá, olha o artista que te falei, o grande elenco! Lembrou agora?

Zirinha emerge dos novelos. Acorda, boceja. “Meu Deus, que isso?”. Súbito, fica alerta! Sim, lá está o ator global. É isso aí! A lembrança veio com tudo, matou a charada! “Bonitinha, mas ordinária’ com Lucélia Santos e grande elenco”! Zirinha não se contém, cai na risada. Grande elenco, na verdade, era só o ator Carlos Kroeber, o inesquecível Dr. Werneck... Grande elenco? Ai meu Deus, Dora e suas caduquices...

Nota: Carlos Kroeber, ator brasileiro, atuou em grandes papéis no cinema, no teatro e na televisão. Faleceu em 13 de junho de 1999, no Rio de Janeiro.