Dengue: Estamos perdendo a guerra?


Casos de dengue crescem 350% em Alagoas

O número de casos notificados de dengue em Alagoas cresceu mais de 350% entre 2009 e 2010. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, em boletim divulgado nesta terça-feira (27), entre janeiro e abril de 2009, foram notificados 1.695 casos de dengue. Em 2010, no mesmo período, são 8.012 casos notificados.

Entre os casos notificados neste ano, 1.839 foram confirmados; 5.933 ainda estão sob investigação; e 240 foram descartados. Foram confirmados 67 casos de dengue com complicações e febre hemorrágica. Um óbito causado por dengue foi confirmado no estado, na cidade de Rio Largo (AL), e outros cinco estão sob investigação.

Ainda segundo a Secretaria, o número de casos notificados entre janeiro e fevereiro de 2010 é o maior já registrado no estado, desde 2007, quando foram notificados 1.944 casos de dengue. Em 2008, quando ocorreu o maior número de casos antes de 2010, foram notificadas 4.965 ocorrências da doença.


                 Esta noticia foi publicada no site TUDO GLOBAL em 27/04/2010 mas ao que parece, nada mudou.Ontem estive com meu companheiro, com suspeita de dengue num hospital que atende o nosso convenio e o quadro era desolador. Adultos , crianças e idosos, muitos deles sendo atendidos em situação de improviso pois o número era tanto que faltava suporte para soro, camas no ambulatório para atender os casos mais graves e até cadeiras, para acomodar pacientes e acompanhantes.
           Ao circular entre o ambulatório, a recepção e a pediatria encontrei uma colega de trabalho acompanhando a filha também com dengue, ouvi pessoas indignadas que chegavam do hopital Helvio Auto, o que atende os casos de doenças tropicais, alegando que lá só está atendendo casos graves, em especial os com dengue hemorrágica, e com encaminhamento do médico que atendeu e confirmou a suspeita da forma grave da doença.
         É certo que, por compromissos de trabalho tenho estado pouco em casa mas não tenho visto nem sabido de ações de combate ao mosquito.Nem mesmo aquela visita do agente de saúde para colocar o mata larvas nos ralos e plantas com água. Não temos mais recebido a visita do FUMACÊ nos bairros, ao final da tarde e a imprensa não noticiou nenhum pronunciamento de autoridades sobre o trabalho de combate a epidemia.
          Meu companheiro fez o exame da contagem de plaquetas e, constatada a doença, foi orientado para a medicação e está se recuperando, porém, precisaremos de quantas mortes para que a inércia que acomete nossas autoridades seja finalmente eliminada?
             E mais, será que essa inércia/negligência/pouco caso tem cura?



Informações importantes


DENGUE

             O dengue é uma doença transmitida pelo mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A doença é acometida de febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por 5 a 7 dias. O doente apresenta dor de cabeça intensa, dores nas articulações e musculares, seguidas de erupções cutâneas 3 a 4 dias depois. Surge sob a forma de grandes epidemias, com grande número de casos.
          Existem quatro tipos diferentes de sorotipos do vírus do dengue, denominados dengue 1, 2, 3 e 4. Algumas manifestações do dengue são hemorrágicas, isto é, o paciente apresenta hemorragia severa e choque. Nestes casos, após um período de febre, o estado do paciente piora repentinamente, com sinais de insuficiência circulatória, apresentando pele manchada e fria, lábios azulados e, em casos graves, diminuição da pressão do pulso. Instala-se então uma síndrome de choque do dengue podendo levar o paciente ao óbito. Os casos de dengue hemorrágico ocorrem mais freqüentemente quando o paciente é acometido pela segunda vez da doença, mas com exposição a diferentes sorotipos da doença.

MEDIDAS PREVENTIVAS PARA O CONTROLE DE MOSQUITOS

1. Evitar água parada.
2. Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
3. Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.
4. Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
5. Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
6. Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.
7. Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
8. Drenar terrenos onde ocorra formação de poças.
9. Não acumular latas, pneus e garrafas.
10. Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.
11. Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento.
12. Colocar peixes barrigudinhos em charcos, lagoa ou água que não possa ser drenada.
13. Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.
14. Manter permanentemente secos, subsolos e garagens.
15. Não cultivar plantas aquáticas.

Medidas preventivas para o Controle de Mosquitos - Fonte: CVS 09 de 16 de novembro de 2001.

Cada um e cada uma deve fazer sua parte..