...O ESPERTO SEMPRE GANHA DO HONESTO?...

Hoje fui chamado de otário por ter comprado um produto original quando o mesmo era encontrado ali na 'esquina' custando cerca de dez vezes menos o valor que paguei. Algumas pessoas se aproveitam da inversão de valores para tirar vantagem em cima das mínimas coisas. Uma amiga me disse que ser honesto hoje em dia causa uma sensação de culpa, atrai olhares estranhos sobre nós, afinal todo mundo sempre dá uma sonegadinha aqui, um calotezinho ali, e vamos empurrando os nossos erros com a barriga para debaixo do tapete. Por vezes penso sobre a moral que temos para criticar e questionar a corrupção que assola a nossa representatividade política, não que nossos pequenos atos justifiquem e retirem a culpa sobre qualquer um deles, mas até quando vamos dar força ao "jeitinho brasileiro"? Eu não tenho mais certeza se agi corretamente ao comprar algo por um preço que achei justo, foram tantas palavras direcionadas a um pequeno e simples ato que me senti cometendo um crime, uma traição ao restante dos consumidores ou algo assim. Eu não estou aqui levantando bandeira nenhuma, apenas quero entender o mecanismo que transforma os valores da nossa nova e antiquada sociedade. E que o mundo não seja dos espertos.