Engenheiros Desafiam a Natureza

É só a chuva cair e lá sem vem aquele “Deus nos acuda” para os habitantes das cidades. Não precisa ser um Isaac Newton para saber que, pela lei da gravidade, as águas só correm para baixo. Ruas calçadas ou asfaltadas tornam o solo impermeável, servindo de córrego para a passagem das águas que vêm de partes mais altas, o que é mais que óbvio. Ainda pela ânsia de aproveitar espaços, a cada edifício que se constroem, fazem profundas escavações para os subsolos de estacionamento. Um simples transbordo da água acima do meio-fio já provoca inundação, pelo que se passa a confiar apenas nas bombas de sucção, uma vez que ninguém ainda conseguiu ensinar a água correr para cima.

Na rua em que moro está sendo construído um edifício com dois subsolos, que significam dois andares negativos ou dois andares para baixo, sem o que não teria espaço para estacionamento. Basta uma noite de chuva e no dia seguinte é aquela correria dos engenheiros para evitar maiores transtornos. E a televisão, que não perde a oportunidade para mostrar as falhas da engenharia, acorda cedo os seus repórteres que ali chegam primeiro. Quando imaginamos que a notícia ainda está no âmbito local, eis que já está na esfera nacional. Ainda bem que temos esse “olho mágico” para testemunhar os fatos. Só assim o homem poderá ter maior cuidado com o que faz, principalmente quando se trata de desafiar a natureza, cuja força é maior. Para compensar, o homem terá de usar a sua inteligência.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 04/06/2010
Código do texto: T2299322
Classificação de conteúdo: seguro