NO MEIO DO CAMINHO TEM UM MOSQUITINHO

No período medieval, surgiu uma corrente avassaladora, podemos dizer, de pensamentos que se propunham a lançar luzes na obscuridade em que a sociedade vivia. Foi do Iluminismo que brotaram ideais do desenvolvimento econômico industrial, o fim da servidão humana e o desenvolvimento capitalista. Daí para frente, só experimentamos desenvolvimento atrás de desenvolvimento de condições materiais de vida, de facilidades para a vida humana através de invenções de toda espécie. Não que isso tenha provocado uma isonomia na distribuição das riquezas e benefícios produzidos. O sistema é capitalista e ele não pressupõe igualdade de nenhuma espécie antes da morte. No campo do pensamento, da cultura e das idéias, o desenvolvimento é pouco significativo, muito pouco, infelizmente. Uma lástima para bilhões de pessoas e um paraíso para alguns milhares de abastados que sobrevivem da exploração humana. E que não me venham com a ladainha da oportunidade que foi deixada escapar, que o esforço individual basta para superar todas as dificuldades e que a sua perda (da oportunidade) é a responsável pela miséria humana. Isso me soaria como discurso de capacho e serviçal do sistema que usa de mentes que “se acham” para poder perpetuar o status quo que existe. Precisamos mesmo evoluir muito mais do que desenvolver.

A ironia que mais chama atenção no momento, no entanto é que, a despeito de todo o avanço tecnológico há um “mosquitinho de nada” que está atazanando a vida da gente, correndo o risco de fugir ao controle das porcas políticas dos governantes em todas as esferas e do pouco cuidado que as pessoas têm em fazer a sua parte. Um bocado de ignorância e um montão de irresponsabilidade. Um ato de “empurrar com a barriga,” tão corriqueiro em nosso meio. Barrigas para isso é o que não faltam. A dengue está aí mais ameaçadora do que nunca. O mosquito morre fácil, fácil, desde que haja um envolvimento efetivo de todo mundo e uma seriedade dos mandatários.

______________________________________________________

P.S: A Edna Lopes fez uma crônica “Dengue: Estamos Perdendo a Guerra?” sobre o crescimento da doença em Alagoas (veja no link) http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/2291271. Há relatos de crescimento assustador no Rio e em São Paulo. Aqui em Belo Horizonte a situação é alarmante. Não vi estatísticas de outros estados.

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 05/06/2010
Código do texto: T2300689
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.