Um dia de Maria (EC)
 
   
                                                                                                             
                                                           Meriam Lazaro

Maria é daquelas pessoas que fazem com que testemunhemos o que GIL diz na canção “Super-homem”. Embora com atraso na postagem do EC, vale a pena compartilhar um dia na vida de Maria.
 
Maria, essa mulher que ao nascer recebeu o nome da grande Mãe, é a "socorrista" dos lares de muitos. Quando ela chega a nossas casas a poeira treme, os tapetes ficam alvos, a sujeira e a bagunça somem em poucas horas. Para dar conta de tudo ela acorda às 6 horas, prepara o café para os três filhos que sustenta sozinha, com oito, catorze e dezessete anos, faz uma prece por eles e pelas três mais velhas, já casadas, encaminha os menores para a escola o mais velho para o trabalho e sai com sua mochila com tudo dentro para lutar contra os moinhos de vento diários.
 
Sempre que a vejo está sorrindo, com a mão na frente da boca porque ainda não arrumou os dentes incisivos. Várias pessoas já se prontificaram a lhe pagar o dentista, mas ela agradece e diz entre envergonhada e tímida que logo vai poder arrumá-los, que por ora está tratando dos dentes de um dos filhos.
 
Lá pelas 17 horas costuma encerrar a faxina nas "patroas", como ela chama, toma novamente dois ônibus para chegar a sua casa nos arredores de Porto Alegre. Um dia quando retornou para casa soube que sua cunhada fora assassinada e que seus três sobrinhos estavam em vias de passar para responsabilidade do Conselho Tutelar. Maria não teve dúvida. Chamou o irmão pai das três crianças, que trabalha como vigilante em todos os turnos possíveis, e se ofereceu para adotá-los mediante ajuda dele. As crianças adotadas tem seis, nove e dez anos.
 
Talvez para dar conta de tudo, o dia de Maria tenha que iniciar às 5 horas para trabalhar em mais casas ainda, acompanhar mais exercícios escolares, aumentar a mesa, cozinhar feijão e arroz em maior quantidade, ter três vezes mais preocupação. Mas quem pensa nisto sou eu. Maria não pensa. Maria é puro Amor...
 
 “...e só por ela ser / Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória / Mudando como um Deus o curso da história / Por causa da mulher.” (trecho da canção Super-homem de autoria de Gilberto Gil).


Este texto faz parte do Exercício Criativo Um Dia
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/umdia.htm
meriam lazaro
Enviado por meriam lazaro em 05/06/2010
Reeditado em 18/01/2011
Código do texto: T2300808
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.