Brasil e Argentina

A República Argentina, segundo maior país da América do Sul, constituída por vinte e três províncias, uma Buenos Aires independente e bela, com população em torno de 40.134.425 habitantes, segundo censo de 2009.

A República Federativa do Brasil é formada por 26 estados federados, um distrito federal e 5565 municípios. Nona maior economia do planeta, membro da ONU, Mercosul e G20.

Dos hermanos que moram logo aqui ao lado, cruzando a fronteira, deveríamos nós, brasileiros, levarmos algumas lições.

A primeira delas é a paixão pelo país, por seus ídolos, e uma paixão avassaladora por si, por seus direitos e lampejos e vontades. Os argentinos, quando se sentem injustiçados vão às ruas, numa proclamação pelo que pensam ser certo.

E são convincentes esses argentinos. Daqui a alguns anos, tenham certeza, Maradona, o Dieguito, ultrapassará Pelé ao trono de rei do futebol. E o fato é que para um bom entendedor de futebol, Pelé foi muitas vezes melhor que Maradona. Ganharão, estes argentinos, pela insistência.

Há poucos dias vimos sucessivos protestos populares contra o governo de Cristina Kirchner, por uma revolta ruralista e econômica. Palmas brasileiras a argentinos.

O protesto é válido, digno e utilizável. Precisa-se, proclama-se, urge este ato. Desde que de forma organizada e civilizada.

Enquanto isso, nós, brasileiro, apenas sambamos ao som de "sujeitos" que nos tocam cornetas e assoviam bem aqui, geograficamente, embaixo do nosso nariz.