Procuro uma casa

Não precisa ser grande, nem muito bonita, muito menos espalhafatosa, daquelas que causam admiração e provocam inveja. Nada disso é necessário. Precisa ter paredes ou pilares onde possam ser colocados ganchos para pendurar redes; quanto mais, melhor, e em lugar ou lugares de onde se possa mirar o Sol nascendo e se pondo e que se ouça a chuva tamborilar no telhado e onde a brisa refresque no verão e não castigue demais no inverno, mas que faça frio.

Que tenha um espaço para abrigar os livros de forma que fiquem sempre alcançáveis por qualquer mão curiosa, mesmo que de vez em quando suma algum. E que possam ficar também pela casa, abertos onde retinas realizaram a missão de transmitir romance, sabedoria, poesia, conhecimento a cérebros e almas. Talvez espalhar livros seja apenas uma forma de compartilhar.

Uma cozinha do tamanho da necessidade de receber amigos para, com a desculpa de comer, celebrar a vida em comunhão, rindo bastante e lotando o coração de boa vontade.

Gostaria que tivesse um pátio, sim. Lugar para um ou dois cachorros meio obedientes e meio peraltas para poder me divertir e me zangar de vez em quando, mas daquela zanga mais de rir do que de outra coisa. Que sejam mansos e que saibam brincar com crianças, mesmo que, uma vez ou outra, aconteça um pequeno acidente.

Falando em crianças, o pátio será delas, se é que isso é possível havendo cachorros, mas acho que é. Algumas árvores são bem-vindas, frutíferas, de preferência, para atrair abelhas na primavera e pássaros no verão e no outono. Também para que meus netos, que ainda não tenho, possam brincar de Tarzan e outras fantasias que nos eram tão caras na nossa infância. Se eu já não estiver, dá para alguém ensiná-los?

De preferência, que seja perto de uma lagoa ou riacho onde dê pra pescar, mesmo que os peixes sejam raros, pois o que importa é a oportunidade. Talvez lá eu possa, ainda, mostrar a meus filhos ou netos ou seus amigos ou a todos eles que a alma existe e que ela gosta de passear longe de seu dono durante as pescarias.

Procuro uma casa simples de uma vez, mas que possa ser sempre chamada de lar.