(IN)SATISFAÇÃO - DENTRO DA SATISFAÇÃO

O mundo está cada vez mais completo e tão vazio...

As pessoas realizam mais sonhos e vivem em muitas ilusões...

Como preencher um espaço saturado com coisas que não satisfazem? O ser humano está vago. Consome-se no ato de consumir e nunca encontra a satisfação. Quanto mais recebe, menos se contenta. Como no ditado: "dá a mão, quer o braço", e a insatisfação é tamanha, pois passa a querer o ombro, pescoço, cabeça e até a alma!

Na perspectiva de si mesmo, há uma procura para ser o que não se é. Assim se faz: mudança na cor do cabelo; maquiagem; enfeites de diversos tipos; cirurgias plásticas (tão em voga); roupas de diversos estilos, cores, padronagens, estilistas; quem é gordo, emagrece, quem é magro, engorda; quem é fraco, malha, fica em forma; quem é forte, deforma; quem é loura, amorena; quem é morena, clareia e ambas se bronzeiam na praia; quem é baixa usa salto alto e quem é alta, relaxa. E assim vamos vivendo à procura do que nunca se acha e pra não ser quem realmente somos, pois nem a nós mesmos agradamos, até usamos máscaras.

Não se satisfaz com o que tem: casa, carro, dinheiro e mais, e mais... Muitos colocam olho gordo no magro patrimônio do outro. Alguns fazem artimanhas, jogatinas, trapaças, ameaças ou falcatruas para embolsar as minhas e as tuas coisas, só pra se proclamar mais poderoso que os demais. Por favor, não abram os jornais e revistas, pois aí a insatisfação será total! Comprem jornais, mas apenas leiam a coluna social, o horóscopo e as ofertas dos comerciais.

Saindo da esfera pessoal, e falando de um povo, começa tudo de novo. O que mais se vê é gente reclamando e ninguém ajudando. Quanto mais o governo dá, mais pobre é o povo, pois ele tem que comprovar a miséria que anda escondida no bolso. Assim pode receber as infinitas bolsas. Enquanto isso, os desvios são aplicados nas bolsas, diga-se de valores. Que inversão de valores!

O mundo não é perfeito, sempre se encontrará defeitos. Mas nem por essa razão, devemos mostrar insatisfação, aquela que se aloja dentro do egoísmo e se apóia no pessimismo de que nada está bom. Outrossim, se o olhar se estender um pouco mais além, verá que o pouco que se conquistou é mais que suficiente para preencher o espaço da insatisfação.

Convém lembrar que se tudo for satisfeito, se perde o direito de reivindicar. E um direito perdido é um dever cumprido sem retorno. O que gera mais uma insatisfação. Ao ler este artigo, espero que fiquem satisfeitos. Paz e bem, sempre!

Janete do Carmo
Enviado por Janete do Carmo em 08/06/2010
Código do texto: T2306593