Guerreiros Medievais... (BVIW)

Com cuidado o aluno escolhe as cores com as quais completa a pintura do seu quadro: uma bela marinha. Gosto de observá-lo durante essa atividade, pois sinto paz e segurança em seu olhar.

Enquanto os outros cinco alunos da aula de Arteterapia estão envolvidos com seus trabalhos, imagino como seria viver em um mundo que muitas vezes é dominado por vozes e visões... Como entender e aceitar a realidade destas “presenças”, indesejáveis?Como não sentir, ou minimizar essa influência negativa e devastadora em suas vidas? Uma das maneiras, além das medicações, seria usar o conhecimento científico e a reflexão para provar a si mesmo que elas não existem.

O aluno citado apresentou os primeiros sintomas de Esquizofrenia na adolescência. A Faculdade não conseguiu terminar e tem dificuldades para conseguir emprego. E manter um relacionamento amoroso. No intervalo das aulas conversamos sobre literatura, artes e cinema.

Imagino que essas vozes e visões são assustadoras, quando menos espera, elas voltam com a força de guerreiros medievais. Ele escuta suas vozes e seus passos... Penso que sonha com o dia em que elas silenciem, e ele possa, finalmente, ser o autor de seus pensamentos e senhor da sua alma! Quase no final da aula, ele me chama e fala em voz baixa e preocupado:

_ “Vanice, elas voltaram...”

Fico triste e emocionada, por ele e sua família. E pelas muitas pessoas que sofrem...

"Após a experiência dos ataques repetidos, convém-me a humildade. Assim pois: paciência. Sofrer sem se queixar é a única lição que se deve aprender nesta vida." Van Gogh