DIAS AZIAGOS!
A superstição popular desde tempos imemoriais determinou que certos dias ou meses podem ser aziagos.
O diabo  aparece, de repente,iludindo,com seu jeito furtivo a vigilância dos arcanjos,que o monitoram sempre,armados de espadas flamejantes.
Mas, segundo os antigos,há um dia especial,entre todos,para o diabo se soltar:é o 24 de agosto,dia de São Bartolomeu;nesse dia,usando as suas malas artes,o diabo ganha carta de alforria e fica livre para fazer suas estripulias;é preciso prevenir-se!
 
 A 24 de agosto,
Data esta receosa
Por ser a que o diabo pode
Soltar-se e dar uma prosa,
Se deu o famoso parto
Da vaca misteriosa.
Agosto,no dizer do povo é um mês aziago,mês de desgosto;não é bom para casamentos,para se mudar de casa ou para fechar negócios importantes.
A primeira sexta-feira de agosto é dia de se ficar em casa,embaixo das cobertas;nada de viagens,nem comércio.
Estes dias durante o ano,são impróprios para os viventes,em geral,pois trazem sempre desastres;nesses dias,as almas penadas se soltam,muito alegres por se verem livres por uns tempos,saindo da monotonia do limbo,que as incomoda.
Começam,sorridentes,a combinar e imaginar as peças que vão pregar aos vivos,que morrem de medo delas.
Talvez,esta fama triste do dia 24 brote do inconsciente coletivo,das tristes lembranças do massacre do dia de São Bartolomeu,em Paris,ordenado por Catarina de Médici,onde morreram milhares de luteranos. Foi uma quinta-feira,o dia 24 de agosto de 1572.
Em dia de São Bartolomeu,dizem os povos da Europa,o demo tem o dia de seu.
Mas,a tradição de dias propícios ou azarentos existe desde os romanos,que tinham uma tabela de sacrifícios para as horas más,criando também ,as “horas abertas”,no Brasil e em Portugal.
O número treze também,herdou má fama.É tido como pressagiador de infelicidades,porém,dizem que as pessoas nascidas neste dia,costumam ser venturosas.
Todos os povos cristãos evitam ter treze convidados á mesa,talvez como lembrança da “Ceia Larga”,na Quinta-Feira Maior,quando Jesus,ceou com os doze apóstolos,anunciando a traição de um deles e seu próximo martírio.
Acredita-se que morrerá um dos convidados,o primeiro a se levantar da mesa.Como Judas,que foi o primeiro a sair e se suicidou.
Mas,esta superstição não começou com Cristo.
Nunca foi encontrado um só decreto,em Roma,datado do dia treze;Hesíodo,sete séculos antes de Cristo,orientava as pessoas para não semear neste dia.
Na Europa,existem hotéis que não têm um quarto com o número 13,bem como alojamentos de navios e poltronas de avião.
Na Inglaterra,uma mulher comprou uma casa e,ao perceber,que sua residência era de número treze,sofreu um colapso e morreu.
 
Embora a Igreja tente fazer desaparecer esse agouro com as trezenas de Santo Antonio,o receio continua.
Sexta-feira,13 de agosto,então,é a Treva!
É o dia escolhido para a “fumaça ás esquerdas” rito de maldade no Catimbó,para atrair doença grave ou morte.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
t
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 08/06/2010
Código do texto: T2307655
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.