Ídolos de sempre

Sim, amigo . Um livro destes é interessante, com passagens pitorescas como o radinho que Garrincha comprou na Suécia! Mas quem se interessa?

Esta é verdadeira, quem conta é Newton Santos, o maior lateral esquerdo do Brasil e do mundo. Caso ele visse espaço, saia em busca do gol.

Fez um, na Copa da Suécia. Desarmou o atacante, viu um corredor aberto e partiu firme.

Forte, alto, atlético, fez um gol com o seu famoso chute fortíssimo.

Seu apelido "Enciclopédia" vem daí. Conhecia a defesa, o meio de campo e o ataque.

Vou contar, não aguento!

Garrincha apareceu no futebol por causa dele. Foi fazer um teste no Botafogo, disse que era ponta direita e o técnico, de sacanagem, vendo aquelas pernas tortas, colocou no treino.

Ora, o ponta direita é marcado pelo lateral esquerdo, no caso, Newton Santos. Entre outras, Garrincha passou pelo zagueiro com uma bola chutada entre as pernas, a famosa "caneta" !

Acabado o treino, Newton falou particularmente com o técnico: "contrata esse cara, fez o que quis de mim, e eu só paro se der porrada nele."

Foi o bastante para Garrincha começar na ponta direita do Botafogo.

Chamava todos os seus marcadores de “João”, pois não se preocupava em saber nomes; sua ingenuidade era tão grande como o seu futebol.

Yashin, o famoso goleiro russo que pegava até pensamento, o Aranha Negra, fez questão de no seu jogo de despedida, que seu ídolo Garrinha fosse o ponta direita do time adversário.

Ambos são mortos. Será que morreram mesmo? "Encantaram-se."

Acabei de escrever uma crônica.

'Resposta a um e-mail, onde escrevi uma crônica se perceber.'

Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 08/06/2010
Reeditado em 09/06/2010
Código do texto: T2308134
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.