Fracasso Escolar

Muitos textos acadêmicos existem a abordar o tema Fracasso Escolar. Muitos o explicam à luz da ciência da pedagogia, da sociologia, da antropologia e até da psicologia. Eu, pessoalmente, tenho uma visão muito particular dos fatores, ou melhor, do principal fator responsável por esse problema, que na minha opinião, resume-se ao fato da maioria dos docentes (desculpe-me aqui os colegas que com certeza não estão incluídos nesta estatística), mas é fato, como mencionava anteriormente, a maioria dos docentes, pelo menos os que conheço, e que já forma um bom universo, subestima a capacidade de construção do conhecimento que pode ter a maioria dos nossos estudantes, e em especial, aqueles da classe "operária", os nossos alunos carentes, de escolas públicas especialmente.

Gostaria que me provassem por A + B, onde está escrito, testado e comprovado, que o aluno, pelo simples fato de ser pobre, não pode aprender. A questão a meu ver, é muito simples, a verdade é que muitos professores, a maioria, não diversifica, não enriquece, não estimula o aluno com suas aulas monótonas, repetitivas, de pouco estímulo visual, auditivo, cognitivo. Como pode o aluno se interessar, vibrar e consequentemente aprender?

Será que estes professores não entendem que com isto, além de desestimular o aluno, ele está desvalorizando sua profissão? Meios pedagógicos existem pra tornar qualquer aula atrativa. Estamos vivendo um Brasil, que mesmo nas escolas públicas mais simples, tem chegado material didático para promover esta aula interessante, atrativa, e pra isto basta o professor tomar posse de seu dom e fazer acontecer junto aos seus alunos. O ensinar é uma arte maravilhosa, encantadora, pois nos permite chegar muito próximo da alma das pessoas e pelo caminho mais prazeroso. É emocionante poder ver o aluno se apropriar do conhecimento, e começar a mudar seu comportamento diante do mundo, se inserindo nele e modificando-o pra melhor.

E é por isso que aqui me despeço fazendo um grande apelo: Gente, se não tem vocação, não invente de ser professor. Você estará fazendo um mal enorme a você, e principalmente ao seu aluno.

Wanusa Pinto
Enviado por Wanusa Pinto em 09/06/2010
Reeditado em 04/07/2010
Código do texto: T2310147
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.