A COPA DO MUNDO NA TERRA DE MADIBA

Confesso que sou apaixonado por futebol, como milhões no mundo também os são. Sou, antes disso, um botafoguense entusiasta e realista (mas confesso que têm coisas que só acontecem com o Botafogo. rs). Faço parte do país do futebol. Do país que é conhecido pela sua alegria, pela sua beleza, e muito mais pelo seu futebol. Tenho para mim que, no mínimo, 90% das pessoas existentes nesse mundo já ouviram falar de Pelé. Pelé. Brasileiro. Assim como eu, como você, como o Obama e como o Will.i.am, por quê não?.

Brincadeiras à parte. Hoje vivemos a Copa do Mundo, que pela primeira vez será realizada no continente africano. A África do Sul é um país pobre, que ainda vive o momento de Madiba na alma do seu povo, ainda tem muito o que superar e o que conquistar. Não esperaria que a África do Mundo pudesse dar um show de organização, ou mesmo que os seus estádios fossem da mesma qualidade dos da Alemanha ou do Japão. Mas a África dentro de suas limitações, certamente as superará. Viva o povo africano. Nem preciso dizer que uma Copa do Mundo na África, além do futebol, é uma algo com dizer que: “Africanos, sabemos dos seus problemas. Sabemos das suas qualidades. Estamos aqui para ajudar. Vocês não estão sós.”

Essa Copa representa a oportunidade para que todos os países guerreiem, empunhem armas poderosas e que tenham um exército imensurável. Mas que o campo de batalha seja as quatros linhas de um campo de futebol, que as armas sejam a habilidade com a bola, e que o exército sejam os patriotas sedentos de gols e espetáculos. O futebol tem o poder. Colocar iranianos e iraquianos, americanos e japoneses, argentinos e ingleses, russos e alemães, em campo lutando pelo gol, pela vitória, por seu país, pela hegemonia, é bem verdade, mas a hegemonia no futebol. O futebol une os povos, abranda as almas, enaltece o patriotismo.

Essa Copa representa a chance para cada brasileiro. A chance de renovar a sua esperança nesse país, de escolher melhores representantes, de se orgulhar de ser brasileiro, de deixar de ter o “complexo de vira-lata, de gritar para todo o mundo que somos sim brasileiros, e daí?!. Afinal, Choramos juntos, comemoramos juntos, ganhamos juntos, perdemos juntos.

Ontem teve o show da abertura da Copa. Ver K´naan cantando "Wavin´ Flag" juntamente com Will.i.am, e este balançando a bandeira brasileira, é a cena que jamais vou esquecer. Jamais. É de arrepiar. Vou contar para os meus netos, e quero ter muitos, diga-se de passagem. Fica registrado.

A Copa começa hoje. Dia 11 de junho de 2010. Uma data histórica. Para todos, por todos. Nesse momento, estou me perguntando: quantos gols serão necessários para alegrar o povo africano, ou quantos estádios foram construídos para a Copa, e que ele vai gozar depois, ou ainda, quantas bandeiras serão empunhadas para celebrar o campeão desse torneio. “Meros devaneios tolos.” A vitória é de Mandela, é do povo africano, é da humanidade.

Boa Copa do Mundo. E claro, SALVE A SELEÇÃO.