Copa do Mundo - Diário de um torcedor (V). A alegria dos sul-africanos pela Copa...

Copa do Mundo - Diário de um torcedor (V). A alegria dos sul-africanos pela Copa.

Em 11.06.2010 - Assisti ontem à noite, no canal Futura, um especial sobre o papel no futebol no movimento de desestabilização do regime do Apartheid, que começou no interior da África do Sul, chegou às Olimpíadas - com o impedimento da participação da equipe da África do Sul, em razão do veto à participação de atletas negros e, cujas ondas sísmicas chegaram até a Austrália e Nova Zelândia, onde, após o ingresso de grupos sociais locais no protesto contra a presença da vitoriosa (e branca) seleção de Rugbi - como parte da participação do movimento mundial contra o regime segregacionista sul-africano, australianos e neuzelandeses começaram a questionar o racismo entranhado em suas próprias nações.

No dia em que Nelson Mandela foi libertado, seu primeiro discurso foi feito no estádio onde ocorreu a festa de abertura da Copa sul-africana.

Diante de tais informações e a simbologia do esporte envolvida na história recente do país, se entende um pouco mais do da alegria dos sul-africanos com a realização da Copa do Mundo em seu país, aí entendida a cobrança recebida por Parreira, em relação à seleção sul-africana: "Make us proud!".

No jornal da noite, assisti a mais um trecho do show de abertura, com energética e rebolante Shakira cantando "Waka-Waka", acompanhada de um coro contagiante. À sua direita, um membro do coro com a bandeira brasileira à mão. Oh, man!, how this make us proud!

O grupo vestido de "Cavaleiros do Zodíaco" de que falei era o Black Eyed Peas, que, me informa meu filho, é um dos campeões de execução em seu MP3.

A televisão que trouxeram para o trabalho não funciona - porque veio sem antena. Lá se vai a chance de ver o jogo de abertura da copa!...

................................

Africa do Sul 1 x 1 México. Estão dizendo na tv que, se a seleção anfitriã tivesse se esforçado mais, teria vencido o jogo. Conversa fiada. A outra, é a tenaz e experiente seleção mexicana. Ganhar, era um presente que os sul-africanos gostariam de dar à nação. Mas, Parreira sabe que, com um adversário assim, o empate ficou de bom tamanho.

.................................

Independente do resultado, a torcida sul-africana está no estado de pleno extase. É mesmo impressionante.

Não me lembro de uma Copa do Mundo onde hajam mais gifts em oferta e uso - tudo muito variado e colorido! Os colecionadores vão levar para casa as malas cheias.

.................................

França 0 x 0 Uruguai. Os uruguaios transpareceram ter gostado do resultado, diz o locutor do rádio. Será? Os sul-africanos e mexicanos devem ter gostado mais, por conta do saldo de gols.