QUEM É MARIA?

Maria é como uma operação matemática que não termina mais. É o quociente de uma divisão que resulta em um número infinito. Maria é um nome universal. Por um lado tem um peso enorme, porque é o nome da mãe de Jesus. Por outro, é um nome simples que adquiriu certas características. Muito usado décadas atrás, era quase sempre "atrelado" a outros nomes. Houve épocas em que a Igreja Católica só batizava se o nome não fosse "profano". Assim, quando os pais queriam "inovar", quase sempre acrescentavam o "Maria". Daí a fila imensa de nomes compostos a partir de Maria. Ou com Maria no final do nome. Tem até homem com nome de Maria: José Maria. E Marias que são Maria José ou Maria João. Maria servia também, talvez ainda sirva, para identificar as Marias que eram apenas Marias, dando "certificado de posse" aos maridos. Conheci alguns casos: Maria do Otalício, Maria do Janjão, Maria do Nelson...

Usado e abusado, o nome adquiriu conotações muitas vezes pejorativas, para designar algo ou alguém: Maria escandalosa, Maria fumaça, Maria vai-com-as-outras, Maria sapatão. E quando a dona-de-casa resolve fazer uma faxina geral na casa, costuma dizer que "incorporou a Maria"! Virou nome de novela - "Simplesmente Maria" (1970). Virou tema de música: "Maria, Carnaval e Cinzas", "Maria Dolores", "Ave Maria", "João e Maria", "Maria Chiquinha". E tem cada música com nome de Maria que é de arrepiar! Tem a "Maria Escandalosa" e a "Maria Pureza", a "Maria dos Anjos" e a "Maria dos Meus Pecados", a "Maria Bonita" e a "Maria que Ninguém Queria". Tem a "Maria Boa" e a "Maria Espingardina", a "Maria Sapatão" e a "Maria Ninguém". A "Maria das Ruas" e a "Maria do Cais", a "Maria Fumaça" e a "Maria Moita". Pode?

Mas tem a "Maria, Maria", do Milton Nascimento, que é uma homenagem e um reconhecimento às mulheres, destacando sua força, coragem e determinação. Universalizando Maria como significando todas as mulheres.

Até no céu tem Maria, aliás "Três Marias". E tem a Maria Iaci, nossa brasiliense guerreira... E tem a Maria Olímpia e a Maria de Lourdes Genovez. E tem euzinha, que também sou Maria!

Giustina
Enviado por Giustina em 11/06/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2314458
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.