Escrever implica em ética
 
Escrever é sempre uma responsabilidade grande, não sabemos quem pode nos ler. Não podemos, na escrita, obter feedback do interpretado ou compreendido, pelo amigo leitor. Um texto escrito é auto contido em sua explicação. 

Oralmente sempre podemos retornar ao tema e melhor explicar nossa intenção. No escrito, o lido deve ser interpretado, e não há possibilidade de tréplica ou explicações a posterior. Isto nos obriga a um maior cuidado ético e humano no que escrevemos.
 

Escrever me é excitante, pelo que permite tornar público meus pensamentos, meus sentimentos e minhas verdades relativas. Escrever deve trazer um compromisso enorme: Não obstante estarmos em um ambiente “virtual”, temos a obrigação de demonstrar valores como ética, Humanidade, responsabilidade, Amor e honestidade.

 
Apesar da escrita se “movimentar” por um ambiente mental e transparente ao nosso viver, devemos em todas as instâncias, ter sempre em mente que são seres humanos reais, pessoas como eu e você, como nossos filhos e nossos amigos, que estão do outro lado deste mágico mundo da comunicação, lendo nossos textos.  

A importância fica maior ainda pois escrevemos o que somos, o que desejávamos ser, o que deveríamos ser, e em algumas vezes escrevemos o que os outros gostariam que fossemos. Somos complexos, somos vários em um, mas o texto é nosso, e a responsabilidade deve ser assim de cada um que escreve.

Não obstante a maioria dos nossos leitores não nos conhecer, não fazer ideia de quem somos. Eles nos conhecem pelo que escrevemos. Escrever, como falar, se não ajuda a ninguém, é melhor que não se perca tempo fazendo-o.
 

Nossa escrita deve ajudar a dignificar a vida em toda sua diversidade e em especial a humana. Fora disto, escrever para que?

 
 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 11/06/2010
Código do texto: T2314754
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.