"DIA DOS NAMORADOS"

Existem datas para comemoramos tudo e todos.

Dia das mães, dia dos pais, dia da pátria, dia das bruxas, dia do bombeiro, do índio, natal, ano novo, enfim...

Datas que foram sendo incluídas no calendário, a princípio, pelo carinho da lembrança, pela celebração em si. Mas sabemos que no mundo consumista em que vivemos tornaram-se acima de tudo datas comerciais. Muito bem, não vamos contra todo um sistema, pois todos ganham com ele de uma forma ou de outra.

É importante lembrar que podemos enxergar nessas datas a essência do significado de cada uma. E enxergar, significa voltar nossos olhos e coração, refletir, sentir realmente, viver momentos mais intensos. Resgatar valores, ou fortalecê-los.

Por trás de cada celebração existe uma importância maior do que “aquele dia” especificamente. Algumas datas pouco significam para muitos, por tratarem da preservação da história em setores diversos, porém outras atingem a grande maioria por entrar no campo emocional, elos que ligam pessoas.

O DIA DOS NAMORADOS, dos enamorados, dos apaixonados, dos que amam é uma data que pode ser celebrada com muita criatividade, por ser muito abrangente em seu alcance.

Se você tem um amor ao seu lado aproveite, curta, faça essa data tornar-se um dia especial e marcante na sua relação.

Se o relacionamento está balançado, aproveite para resgatar a atenção, o chamego, o olhar, o “Eu te amo” deixado pata trás a um bom tempo.

Não perca oportunidades, esse dia é uma delas. Uma desculpinha para aproximar-se de quem anda distante... ou de alguém que ainda não percebeu você. Fazer com que o olhar dessa pessoa volte-se para você requer criatividade, sutileza, sensibilidade, dedicação mesmo.

Dedicação é a palavra chave, a atitude correta, quando se trata de conquistar, reconquistar e preservar alguém ao seu lado.

Quantas vezes nos calamos quando deveríamos falar, quantos abraços que nossa alma tanto pede, deixamos de dar porque algo em nós impede essa aproximação. Não damos um beijo carinhoso, demorado, porque nos desacostumamos com isso, não dizemos mais “Eu te amo” por achar que o outro já sabe...

As palavras têm poder, tanto para destruir como para fortalecer.

Use o poder destas três palavras sem economia. Uma frase tão curta e de proporções tão enormes...

Capaz de mudar tudo ao redor... "EU TE AMO!"

As pessoas em seu estado humano de ser, costumam acumular mágoas, devido às doações e entregas que fazem e não são correspondidas na medida de suas expectativas.

A maioria diz ter feito muito pelo outro, por amor, doando seu tempo, seu carinho, atenção, etc... por amor... Mas quem sabe realmente o significado da palavra amor?

O amor genuíno tudo sofre, tudo entrega, tudo crê... lembra?

Quem dá pensando em receber, não ama o outro. Mesmo que inconscientemente, está agindo em seu próprio benefício, numa atitude egoísta, não altruísta. Dá esperando a recompensa, a compensação. Essa cobrança leva a pessoa que doou a um estado de sofrimento, de insatisfação, de uma auto-piedade destrutiva.

Podemos e devemos pensar, que bom que eu pude dar e espero poder continuar dando, me doando...

Pode ter certeza que a recompensa é paz interior, satisfação e elevação do espírito.

Tenho visto e acompanhado a vida de vários casais, com uma atenção especial, e esses casos acontecem com muita freqüência.

As pessoas envolvidas não param para pensar que cada um tem algo diferente para oferecer, e geralmente quem ama dá o que o outro não tem naquela fase de sua vida, tentando suprir a necessidade do ser amado, e isso é lindo!

Quero dizer, seria lindo se fosse desinteressado.

Ter consciência é fundamental nesses momentos. Seja realista e pergunte à você várias vezes antes de se entregar, dar seja lá o que for: - O que eu espero em troca??? Reforce essa consciência, só depois vá em frente.

Mais tarde se alguma expectativa não correspondida o magoar, você vai lembrar que deu porque quis. Ninguém apontou uma arma para a sua cabeça forçando-o a nada. Você simplesmente acreditou e contribuiu para que seu sonho se realizasse. Não foi assaltado! Foi capaz de amar verdadeiramente.

Questionamentos como:

Quanto tempo perdido com uma ilusão que parecia ser tão real? Quantos projetos pessoais desviados em função da relação? E as “coisas” que dei ou deixei de adquirir? Porque amar toma tempo mesmo... Afinal, você brincou ou amou de verdade?

Se amou de verdade, parabéns!! De alguma forma você será recompensado(a) ,acredite.

Então, viva cada dia sem a ansiedade que comprime e sufoca as pessoas que esperam resultados imediatos. Transformações de um dia para o outro, só se for milagre! Se sentir que seu coração ainda pulsa diferente por essa pessoa que um dia preenchia ele todo, continue apostando, não se acovarde, não desista de tudo que você viveu, não faça do seu amor, uma transação comercial, analisando custo benefício, só agora?! Dá um tempo! Não foi uma empresa que você abriu, e se fosse, eu diria que você investe errado, não tem percepção para empresário(a)...

Não afaste o outro com cobranças, não é esse o caminho, não mesmo...

Quando você se interessou, se apaixonou e consequentemente amou, não pensou o quanto custaria, nem fez cálculos de investimento visando os lucros , não é? Se por acaso você fez amigo(a), uma anotação de despesa que seja, uma nota de um restaurante e foi rever depois... saia de cena, aliás, suma, reveja sua vida, seus valores, suas crenças, trate sua mente e só depois volte a se relacionar com alguém, porque sendo assim você vai se frustrar sempre.

Não cobre do outro o que você não é capaz de dar a si mesmo.

Muitas pessoas não entendem isso. E insistem numa relação de “querer mudar o outro” em vez de aceitar as diferenças e ter sabedoria e descolamento para conviver com elas.

Respirar fundo, contar até dez, dar uma volta na quadra antes de “responder à altura”, como seus ímpetos de autodefesa lhe impõem, isso é ser inteligente emocionalmente. É trabalhar suas emoções a seu favor, e em favor da situação.

A vida ensina... que amar é isso. Se não for assim não é amor.

Enquanto ainda houver respeito haverá possibilidade de uma relação digna.

O respeito, a consideração pelo ser humano que compartilhou a vida com você, são a base onde o relacionamento passa pelas etapas de aperfeiçoamento.

Quando a consideração vai embora é decretada a falência..

Muitas falências já foram revertidas, porém analise se vale à pena ficar expondo seus sentimentos a situações que diminuem você.

Errar é humano, perdoar é essencial, esquecer os erros do outro é fundamental a partir do momento que se concede o perdão.

Agora, se você convive com alguém rancoroso, não vale uma vida se submeter a esse convívio que pode ser humilhante e destrutivo.

Acabou. Foi impossível continuar, apesar de você ter tentado de coração aberto? Doeu profundamente... Dói ainda? Com certeza, se você não brincou de amar, dói mesmo. Mas você não tem outra saída a não ser seguir em frente...

Nessa fase, procure não viver olhando para trás, o que passou, foi... Se perdemos, perdemos.

Nem tudo se ganha, mas com tudo podemos aprender algo valioso para o dia seguinte. Preste atenção em cada detalhe, de cada sorriso, de cada lágrima e use a seu favor e em favor dos que passam por sua vida, sem esperar nada mais do que a valiosa experiência de ter se tornado melhor para você mesmo e para os outros.

Nunca é tarde para recomeçar. Nunca é hora de desistir. Estamos aqui para aprender e aperfeiçoar-nos a cada dia... Um caminho verdadeiro se constrói todos os dias com dignidade e coragem.

Se você tem um amor ou quando você encontrar o amor, ame cada dia e sempre “Como se Fosse a Primeira Vez”. (lembra do filme?!)

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

http://jussarabarbosa.blogspot.com/

JUSSARA BARBOSA
Enviado por JUSSARA BARBOSA em 12/06/2010
Reeditado em 20/04/2015
Código do texto: T2314971
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.