Os anjos da bola

Começou a Copa do Mundo de Futebol . E em muitos países, o assunto principal de todas as conversas é somente este esporte praticado com uma bola de couro.Claro que todas as nações tem outros assuntos graves e imediatos, a serem discutidos.No entanto se o povo pudesse .Parariam todas as guerras do mundo,fariam um intervalo em todas as greves e em todas as paralisações.

Toda a humanidade participa de um sociedade caótica,onde diferentes formas de governos e de religiões.Se enfrentam a todo instante, a diversidade de opiniões geram conflitos intermináveis e sem solução. Portanto submetem o individuo a esforços muito além da sua capacidade.

Estamos todos estressados, cansados,esgotados e um pouco desanimados. As perspectivas de um futuro melhor são poucas.

A busca pelo bem estar e a felicidade.Muitas vezes de forma errada, gera grandes insatisfações e revoltas.Os fins nunca justificam os meios, os sacrifícios são inesgotaveis. A fome , o desemprego , a ambição e a discriminação. Rondam nossas casas .Enquanto não tivermos condições de discutir filosofia e ecologia nas praças de todas cidades. Os problemas continuarão a serem insoluvéis.

Então o Futebol alivia as tensões do dia a dia. Alegra os corações das massas operárias e estudantis, tira as comunidades do ostracismo.

E mesmo os excluidos se sentem mais participativos no meio das multidões que marcham para os estádios a céu aberto.

No meu Brasil. As ruas, as avenidas, os parques, os edifícios residenciais e comerciais, as lojas, os escritórios, as casas, os veiculos, as calçadas, o asfalto , os postes de iluminação, os viadutos e pontes. Todos ostentam o verde e o amarelo. As pessoas se enfeitam, pintam os rostos, os cabelos, as unhas. Vestem de roupas coloridas e com camisas de todas as seleções , as nossas e a de nossos adversários.

Todos parecem estar com um só pensamento, como se fossem uma torcida se aglomerando para um evento de proporções bíblicas.Enquanto as bandeiras de todos os tamanhos se agitam nas mãos das crianças , feito um pedaço de pano ao vento.

Tudo isto demonstra uma enorme aceitação a esta tremenda emoção, a este sentimento humano chamado Futebol.

O Futebol é um santo remédio . Cura milhares de pessoas de suas ansiedades mais perversas e malígnas. Destroi seus medos escondidos,e inaceitáveis.Promove a integração dos mais diferentes grupos sociais. É o pão e o circo ao mesmo tempo.Somente quem esteve no meio da galera, pode saber de todos os beneficios diretos e indiretos.

O Futebol protege as pessoas do isolamento, da reclusão , da solidão , da estagnação moral e social. Cria laços de tolerância entre as pessoas. Mesmo a economia se beneficia deste esporte. Milhões de doláres jorram por todos os lados. E uma sensação de bem estar geral se espalha até pelas bolsas de valores.

Os politicos e "famosos " se apertam para aparecerem na frente das câmeras de televisão, pois sabem que milhões de olhos estarão voltados para as telas, telinhas e telões. Multidões vão se ajuntar nos dias de jogos de suas seleções. E os paises irão explodir de alegria ou de tristeza. No momento glorioso dos gols. Gritos , urros e cantos se unirão numa algazarra cósmica. E o paraíso descerá a terra por alguns instantes, finalmente.

A Copa do mundo é um evento que consegue juntar duas nações irmãs que estão em conflito. Próximas mesmo de uma guerra. Mas que dependendo dos resultados das chaves. Podem ser enfrentar cara a cara, dentro das quatro linhas de uma campo. Será que isto é sonhar demais.Em um dia próximo teremos apenas uma Coréia .Exatamente como as duas Alemanhas que hoje são uma só e que nunca deveriam ter sido separadas

Simplificar tudo isto, não é possível. Chamar de fanatismo ou de histéria coletiva seria apenas reduzir este fenômeno.

Não existe melhor momento para compreender a grandeza da humanidade do que nesta manifestação esportiva.

Que mescla o burlesco e a realidade. O delírio e o sonho O carnavalesco e o humanismo .O ecumênismo e todos os outros ismos. O nacional e o familiar. A África e o resto do mundo

Que soem todas as vuvuzelas , os anjos da bola estão em campo e o espetáculo começou.

carlos assis
Enviado por carlos assis em 12/06/2010
Código do texto: T2315569
Classificação de conteúdo: seguro