Cerimônia de Casamento

Hoje é dia dos namorados. Um dia para lembrar que eu já dirigi duas cerimônias de casamento. Nem eu acredito que fiz isso, mas fiz. A segunda não deu bons frutos: em menos de um ano o casamento acabou.

A primeira vez que aconteceu foi o casamento de minha sobrinha, T. Ela e o noivo, LG, iriam se casar só no cívil, com a presença  de poucos convidados, familiares, amigos muito chegados. Eu pensei: que coisa mais sem graça! Preciso fazer algo  para que a cerimônia se torne inesquecível. E que ninguém me pergunte o que fiz. Não me lembro se me ofereci sutilmente ou se me impus. O caso é que me empenhei de verdade e produzi uma cerimônia passo a passo. Mas aqui só vou postar algumas partes para mostrar a todos a importância que dou ao amor e a união de duas pessoas que se querem bem de uma forma toda especial.

-5- ORAÇÃO DOS PAIS: Senhor Deus, nós lhe convidamos a estar presente, não só a esta cerimônia, mas em todos os momentos da vida de nossos filhos. Que esses jovens que agoram iniciam uma nova família possam ser sempre merecedores de Seu olhar de amor. Que nunca se apague o fogo em sua cozinha e nunca falte o pão em sua mesa para que tenham sempre um lar acolhedor. Mas, principalmente Senhor, esteja atento para que não se descuidem de seu crescimento espiritual e não se afastem de Sua Divina Presença.

-8- A COLOCAÇÃO DAS ALIANÇAS: Chegou o momento tão esperado da troca de alianças - momento que o compromisso assumido por vocês é selado publicamente. Um vínculo se estabelece entre vocês que passam a ter um destino associado. Colocar as alianças, um no dedo do outro, mais que um símbolo externo é o valor que marca pessoas ccomprometidas entre si,  a expressão de um voto. É o símbolo da união  fiel e livremente consentida.  Significa que aceitam compartilhar um vida em comum e que cuidarão dessa vida como se cuida de um tesouro exclusivo.

9 - O BEIJO: Tão importante quanto a colocação das alianças em uma cerimônia nupcial é o beijo. Também é símbolo de união e adesão mas tem também um significado espiritual: Ao se tocarem com os lábios, mais que unindo seus corpos, estarão neste momento unindo inseparavelmente, espírito a espírito. Que agora permitam que suas almas se encontrem e se tornem inseparáveis para todo o sempre.

10 - MENSAGEM PARA OS NOIVOS; -Há oportunidades que se apresentam uma só vez na vida. Vocês estão frente a uma dessas oportunidades. A oportunidade de transformar o amor que sentem um pelo outro em uma família. A oportunidade de criar um lar. De ter filhos e transmitir a eles a herança que vêm acumulando há gerações. Vocês são jovens mas têm a maturidade suficiente para compreender que a vida a dois não se reduz a uma simples correspondência de afeto. A ela deve ser atribuida finalidade mais elevada, que transcenda o dia a dia deste mundo tão comum. E, o segredo para atingir essa finalidade consiste em preparar o futuro, semeando hoje o que se quer colher amanhã. Hoje já estão colhendo o fruto do que plantaram desde que se viram e se gostaram. Mas é preciso plantar todos os dias para que a cada manhã sempre haja um bom produto para colher.

Um produto que se transforme no alimento que diariamente possa nutrir a relação de vocês, fortificando-a para a eternidade. Para se viver junto é preciso ser sábio e para alcançar a sabedoria temos que conceder ao espírito o principal papel na condução da vida. Ele, o Espírito de cada um de vocês, não permitirá que desistam. Não só de bons momentos é feita a vida a dois, qualquer vida. Inúmeras deficiências estão a postos prontas para os derrotarem. Armem-se de valentia e combatam essas deficiências pois são geradas pela ignorância. Não temam o fracasso. Fracassar é cômodo.. Impede a luta e sem luta não há vitória. Não cruzem os braços frente a primeira dificuldade e se ponham a lamentar. De que adiantaria braços cruzados a espera que os problemas se resolvam por acaso ou milagre? Quando realmente queremos algo temos que consegui-lo mediante esforço e colocando a prova a vontade e a inteligência. A felicidade é uma conquista diária.

 O amor!!! Ah, o amor!!! Lembrem-se, ele segue o curso que cada um for capaz de lhe ordenar. Não caminha sozinho. Precisa ser conduzido, não só por um de vocês, mas pelos dois, sempre na mesma direção. Duas coisas são necessárias para que ele perdure fresco e puro sem se enfraquecer nunca:

         Uma é o afeto, que menos impulsivo que a paixão, assegura sua solidez. Se a paixão infunde vida ao amor, é o afeto que o preserva e conserva.

        A outra é nossa própria dignificação aos olhos do amado. E essa dignificação se consegue por meio de esforços e preocupações pelo bem estar do outro. O bem estar da Família. O amor é força e poder e deve ser usado na consagração definitiva de um lar, mas sem que as individualidades de cada um se anulem. O amor supre os vazios da alma e infunde confiança nas próprias forças. Só ele é responsável pela indissolubidade do casamento. É o grande protetor do lar. O protetor da Família, o aliado de Deus na condução da vida. Todos desejamos que este casamento seja indissolúvel mas isso só acontecerá se os dois, embora mantendo a individualidade necessária para a auto-realização, nunca se esqueçam de manter a identidade que os uniu na realização dos mesmos sonhos e ideais. Há um ditado que diz: Uma andorinha só não faz verão. Eu digo-um só não faz um casamento - são necessárias duas pessoas em mútua colaboração.