"ASSALTO Á MÃO DESARMADA" Crônica de: Flávio Cavalcante

ASSALTO Á MÃO DESARMADA

Crônica de:

Flávio Cavalcante

É o que ocorre no nosso dia a dia. Quando não somos assaltados no sentido da palavra, somos de maneira sutil por lugares que deveriam por obrigação ter o mínimo de honestidade.

Essa crônica serve de alerta para nós consumidores desavisados, que lutamos por uma economia mensal afim de levar uma excelente qualidade de alimentos para as nossas mesas, proporcionando uma alimentação melhor para nosso sustento e sustento de nossa família. Seria bem mais fácil se fôssemos assaltados á mão desarmada toda vez que entramos num supermercado para fazer as nossas compras.

Prezados amigos do recanto das letras. Precisamos gritar para essas atrocidades que esta terra sem lei estampa na nossa cara vendando os nossos olhos afim de furtar os nossos bolso descaradamente. Coisa de ladrão e para mim, lugar de ladrão é afastado da nossa sociedade trabalhadora, atrás do xilindró.

Outro dia entrei num supermercados afim de comprar tempo para fazer uma sopa de ervilhas, já que o Rio de Janeiro estava fazendo um frio de rachar e o tempo estava propício para a tal guloseima. Só que a minha surpresa, cheguei na referida sessão, vi uns pacotinho de orégano de 3 a 6 gramas, por apenas CR$ 1,99, até então para mim foi um fato normal. Até a hora que comecei a me perguntar quando custaria o quilo da tal produto o que me causou espanto ao fazer o cálculo; o que me sairia num valor de mais de 600 reais pelo quilo do produto. Me veio logo em mente. Tem algo errado. Será que um quilo de Orégano tem realmente este valor?

Indignado, achando que estava descobrindo ali uma quadrilha de ladrões querendo se dar bem, me assaltando a mão desarmada, resolvi fazer uma pesquisa de outros produtos que somos ludibriados todos os dias.

Devemos ficar atentos com estes produtos vendidos em poucas porções. Pois é exatamente aí que as indústrias utilizam da esperteza para assaltar o consumidor sem o mesmo perceber que está sendo arrancada as cuecas pelo pescoço. O que falta nesses casos é a obrigatoriedade de estampar nas embalagens dos produtos os valores em quilos, metros, litros e etc, mostrando ao consumidor o valor real que ele estaria pagando pelo produto.

Na pesquisa encontrei colegas que também estão alertas sobre o problema e já começaram também a gritar com relação a isto. Polícia pra estes ladrões e daí descobri mais ainda outros produtos que fazem mal pros nossos bolsos através de pesquisas destes amigos também indignados.

Veja abaixo o absurdo descoberto por eles. Você sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro?

Resposta:

TINTA DE IMPRESSORA!

VOCÊ JÁ TINHA FEITO O CÁLCULO? Veja o que estão fazendo conosco. Já nos acostumamos aos roubos e furtos, e ninguém reclama mais. Em outrora, as impressoras eram caras e barulhentas. Com as impressoras a jatos de tinta, as impressoras matriciais domésticas foram descartadas, pois todos foram seduzidos pela qualidade, velocidade e facilidade das novas impressoras. Aí, veio a "Grande Sacada" dos fabricantes: oferecer impressoras cada vez mais e mais baratas, e cartuchos cada vez mais e mais caros.

Nos casos dos modelos mais baratos, o conjunto de cartuchos pode custar mais do que a própria impressora. Olhe só o cúmulo: pode acontecer de compensar mais trocar a impressora do que fazer a reposição de cartuchos. VEJA ESTE EXEMPLO:

Uma HP DJ3845 é vendida, nas principais lojas, por aproximadamente R$170,00.. A reposição dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R$ 130,00. Daí, você vende a sua impressora semi-nova, sem os cartuchos, por uns R$ 90,00 (para vender rápido). Junta mais R$ 80,00, e compra uma nova impressora e com cartuchos originais de fábrica. Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem que é caro por ser "tecnologia de ponta".

Para piorar, de uns tempos para cá passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço).Um cartucho HP, com míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99. Isso dá R$ 5,59 por mililitro. Só para comparação, a Espumante Veuve Clicquot City Travelle custa, por mililitro, R$ 1,29. Só acrescentando: as impressoras HP 1410, HP J3680 e HP3920, que usam os cartuchos HP 21 e 22, estão vindo somente com 5 ml de tinta!

A Lexmark vende um cartucho para a linha de impressoras X, o cartucho 26, com 5,5 ml de tinta colorida, por R$75,00.Fazendo as contas: R$ 75,00 / 5.5ml = R$ 13,63 o ml. > R$ 13,63 x 1000ml = R$ 13.636,00

Veja só: R$ 13.636,00 , por um litro de tinta colorida. Com este valor,podemos comprar, aproximadamente:

- 300 gr de OURO;

- 3 TVs de Plasma de 42';

- 1 UNO Mille 2003;

- 45 impressoras que utilizam este cartucho;

- 4 notebooks;

- 8 Micros Intel com 256 MB. Ou seja,

UM ASSALTO Á MÃO DESARMADA!

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 13/06/2010
Código do texto: T2317579
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.