Brincando com Alguns Radicais Gregos e Latinos

A formação de palavras por meio da composição com radicais gregos e latinos é o processo mais comum para a criação de Neologismos Literários, Filosóficos,Científicos e técnicos. O conhecimento dos radicais e seus significados podem auxiliar na leitura de textos.Mas aqui não falaremos a respeito destes radicais e sim, produziremos uma crônica brincando com alguns desses radicais, tentando imitar o Poeta Novais que, brinca muito bem com as palavras em seus versos e crônicas.

A intenção do primeiro texto é deixá-lo sem sentido mesmo.

TEXTO ESCRITO SÓ COM OS RADICAIS

Às vezes nos perdemos no CRONO em busca da sabedoria perdida; um CRISO na QUIRO do HETERO gênio, o único capaz de deter o MANO FOBO e que está ávido pela MORTI semeada em LOCO pelo IGNI dos insensatos EQUI a um VERMI VORO a BIO do COSMO.

Existe um ANTROPO cujo BIBLIO é um FORO em busca da CRACIA a fim de chegar na ARQUIA criando a sua NOMIA,algo que não é NEO mas que enche de PIRO o RADIO SONO, espalhando a BELLI CIDA.

O GOGO e LOGO cujo FONO faz MACROS discursos que levam o DEMO a navegar na MANCIA ao TELE, onde não existe a FILIA, o FILO e nem a SOFIA, somente a FOBIA prevalece no FISIO.

TEXTO ESCRITO COM OS SIGNIFICADOS DOS RADICAIS

Às vezes nos perdemos no tempo em busca da sabedoria perdida; um ouro na mão do outro gênio, o único capaz de deter o louco que odeia, e que está ávido pela morte semeada no local, pelo fogo dos insensatos ,igual a um verme que devora a vida do mundo.

Existe um homem, cujo livro é um que o conduz em busca do poder a fim de chegar no governo criando a sua regra, algo que não é novo, mas que enche de fogo,o raio que soa a guerra que mata.

O que conduz e fala, cuja voz,faz longos discursos que, levam o povo a navegar na adivinhação ao longe ,onde não existe a amizade,o amigo e nem a sabedoria,onde somente prevalece o temor na natureza.

RELAÇÃO DOS RADICAIS GREGOS:

/AGOGO-QUE CONDUZ

/ANTROPO-HOMEM

/ ARQUIA- GOVERNO

/BIBLIO-LIVRO

/BIO-VIDA

/COSMO-MUNDO

/CRACIA-PODER

/CRISO-OURO

/CRONO-TEMPO

/DEMO-POVO

/FILIA-AMIZADE

/FILO-AMIGO

/FOBIA-TEMOR, AVERSÃO, ÓDIO

/FISIO-NATUREZA

/FOBO-QUE ODEIA

/FONO-QUE SOA

/FORO-QUE LEVA OU CONDUZ

/ HETERO-OUTRO

/LOGO-QUE FALA

/MACRO-LONGO

/MANCIA-ADIVINHAÇÃO/MANO-LOUCO/NEO-NOVO/

NOMIA-LEI, REGRA

/PIRO-FOGO

/QUIRO-MÃO

/SOFIA-SABEDORIA

/TELE-LONGE/

RELAÇÃO DOS RADICAIS LATINOS:

/BELI-GUERRA

/CIDA-QUE MATA

/EQUI-IGUAL

/IGNI-FOGO

/LOCO-LUGAR

/MORTI-MORTE

/RADIO-RAIO

/SONO-QUE SOA

/VERMI-VERME

/VORO-QUE COME