A triste ocupação desenfreada de terras

É muito triste você caminhar e ver enormes extensões de terras cercadas. Extensões que seus olhos não conseguem enxergar por completo. E tudo limpo e vazio.

Dizemos que saímos da civilização selvagem para a civilização moderna e culta.

Bobagem! Quando os homens não possuíam a modernidade e a cultura da civilização atual, eles não cercavam vastas extensões de terras somente para se declarem donos delas. A terra era ocupada apenas para fins de sobrevivência.

Incompreensível que os homens atuais estão cercando até florestas que deveriam ficar imunes à placa de TEM DONO.

Por que essa enorme fome em possuir terras? Em cercar cada vez mais o que deveria não ter dono, mas somente ocupantes necessários à perpetuação da espécie?

Deus fez esse mundo e tudo o que nele há para todos os seres viventes. Infelizmente o ser vivente considerado o mais sábio de todas as outras espécies resolveu lotear a terra, concedendo escrituras e regalias para os mais fortes.

Não pretendo aqui discursar contra o direito à propriedade etecétera e tal.

Concordo que as pessoas que trabalharam e trabalham durantes vários anos tenham o direito de envergar a escritura de sua moradia e passar adiante para seus herdeiros o fruto do suor de seu trabalho.

Não concordo é as pessoas comprem extensões enormes de terras e as deixem improdutivas, enquanto milhares de pessoas ficam sem lugar para trabalhar e produzir.

Não concordo com grileiros que invadem terras públicas para construírem fortunas e nada de efetivo seja feito contra os atos criminosos de tais indivíduos.

Não concordo com florestas e matas serem vendidas injustamente para aumentar mais e mais a degradação da natureza em prol de um progresso frágil e insensato.

Penso que verdadeiramente civilizados são os índios que não cercam a terra e nem a oferecerem em leilão para acumulação de dinheiro.

É muito injusto o que a modernidade e a cultura atual estão fazendo com as terras.

Sei que no Brasil essa cultura vem dos velhos tempos do início da colonização por Portugal e que as capitanias hereditárias deixaram esse legado, porém se os anos avançam o certo seria a reconstrução de valores. A consciência de aprender com os erros.

Infelizmente isso não ocorreu e vejo que sou obrigada a sentir uma dor profunda na alma ao enxergar cercas avançando sem parar e se estendendo por espaços infinitos.

Triste soberba humana! Compram o que foi dado gratuitamente por Deus!

Espero sinceramente que o homem não conquiste o espaço. Não posso me imaginar vendo cercas em Marte e placas de vendas em qualquer outro planeta descoberto.

Podem me criticar, mas acredito que o homem não esteja preparado para ocupar qualquer planeta da nossa galáxia.

Se o homem trata a terra com descaso e imprudência, o que não seria capaz de fazer caso descobrisse algum planeta adequado para a habitação humana?

Não quero nem pensar...