MARADONA, O QUE VOCÊ FEZ?

Diego Armando MARADONA. Jogador de futebol. Do melhores que o mundo já viu. Não quero estabelecer nenhuma comparação com qualquer outro. Era habilidoso com a bola. Tinha arrancadas fulminantes. O terror dos zagueiros, dos goleiros, dos marcadores, dos adversários em geral.

Encantou o mundo. Jogadas de pura arte e lances duvidosos.

Fez gols históricos, alguns pouco éticos. Como o de mão que fez contra o Brasil. Disse que fora a ”mão de Deus”.

Era o mestre da “catimba”. Temperamental, até agressivo.

Mas o meu assunto não é futebol que até não sou bem informado. Mas Maradona tornou-se um cidadão do mundo pela sua arte, como tantos outros. Um ídolo. E todo ídolo, o é não só pela sua arte. Muito do que os ídolos fazem seus admiradores querem imitár.

E Maradona tornou-se usuário de drogas. Diziam que de cocaína. O mundo acompanhou o que foi noticiado. O fim da sua carreira de atleta, o seu drama pessoal e creio que familiar.

E a imprensa gosta muito.

Tratamentos, inclusive em Cuba.

Maradona, você como ídolo, como cidadão do mundo, pois o mundo participava da sua vida, você não podia fazer isso! Você não podia dar esse exemplo.

E o mundo comentava. Os pessimistas de plantão adoravam encher a boca para malhar o viciado em cocaína.

- Jogava tão bem! Acabou! – Diziam uns.

- Bem feito, quero ver fazendo gol “mão de Deus” agora! - Retrucavam outros.

Na época em que ele estava péssimo, foi dar uma entrevista em uma televisão na Argentina, com transmissão direta para o Brasil e foi melancólico ver o então famoso atleta. Estava gordo, desorientado, parecia sob efeito de alguma substancia alteradora do comportamento. Insinuando-se para cima da entrevistadora, por sinal, uma loura linda.

Tudo isso foi divulgado ao máximo pela imprensa do mundo todo. Maradona virara a “bola da vez”. O saco de pancadas da época. Reprisaram insistentemente na televisão mostrando o Grande Maradona acabado.

No final daquela apresentação na televisão da Argentina, que me lembro de pouca coisa do seu conteúdo, a entrevistadora perguntou sobre as drogas e ele falou um monte de “abobrinhas”, coisas sem nexo. Mas no finalzinho mesmo da entrevista ele disse:

- Câmara, aqui, mais, chega mais.

E apareceu a sua cara enorme enchendo a tela do televisor. E ele disse, em belo espanhol e me lembro muito bem:

- Olhem, prestem muita atenção:

SE VOCÊ USAR DROGA, UMA ÚNICA VEZ NA SUA VIDA,

UMA ÚNICA VEZ, O RESTO DA SUA VIDA SERÁ LUTAR CONTRA ELA.

E repetiu:

- O RESTO DA SUA VIDA SERÁ LUTAR CONTRA ELA.

Nunca fui nem um pouquinho fã do Maradona mesmo admirando o seu futebol. Sempre fora polêmico. Mas todos nós somos polêmicos, hora mais hora menos. Mas quero realçar que tudo que falam do dito cujo é só negativo. Nunca vi nenhuma referência aos seus conselhos que considero de alta relevância. Estou pensando até em fazer um quadro com os seus conselhos e afixar na parede do meu ambiente de trabalho.

Divinópolis, 16-06-2010.

JFerreirinha
Enviado por JFerreirinha em 17/06/2010
Reeditado em 12/12/2011
Código do texto: T2324657
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.