Copa do Mundo - Diário de um torcedor (VIII) - A Argentina faz a lição de casa e segue firme...

Copa do Mundo - Diário de um torcedor (VIII) - A Argentina faz a lição de casa e segue firme...

Em 17.06.2010, às 12h:30min. Na segunda rodada, a Copa do Mundo parece um outro evento - e, enfim, o bom futebol adentra aos gramados.

Estou falando da Argentina. Maradonna (com dois enes) parece ter contaminado sua equipe com o o fogo do desejo, da imaginação e da vitória, pois ela não deixou passar a a oportunidade, e goleou a Coreia do Sul por 4 x 1.

Os deuses do esporte às vezes são irônicos, outras brincalhões. Mas, devem ter se comovido com a imagem do técnico argentino, vibrando feito um menino com a seleção de seu país, à beira do gramado - mal grado a pose, dentro de ternos que não lhe caem bem.

Muita gente já pensa no risco do técnico argentino com a pança exposta e o que possa suceder aos Sr. Carlos Bilardo da Associação de Futebol Argentina - AFA.

- Mas... Não é assim que se faz?

Ontem, um diretor da FIFA veio a público dizer que as "vuvuzelas" vieram para ficar. Ele está jogando para a torcida, evidentemente. Depois da copa, vem a grita de quem está em campo e, tenho a impressão que na Copa de 2014, o ingresso delas nos estádios sofrerá severo controle - se não vierem a ser vetadas.

E essa? O projeto apresentado para a reforma e adequação do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014 não atendeu às exigências da FIFA. O governo de São Paulo e a Prefeitura de Sampa, por suas vezes, num rasgo de responsabilidade fiscal e civismo, mandaram avisar que não vão comparecer com a grana para a construção de um novo estádio.

A bola está portanto com o governo federal (que mal consegue disfarçar sua vontade de resolver a situação do jeito mais onerosoe improvisado) e, supostamente, os times paulistas.

Vou muita prestar muita atenção nessa história - pois, pago impostos.

Filosofia futebolística manjada e fatalista: "Quem não faz, leva". Pois é. Grécia (Grécia!) 2 x 1 Nigéria.

Depois de um empate com a seleção sul-africana, a seleção asteca não tomou conhecimento da França - e a despachou para casa com um vistoso 2 x 0. Jogo pegado e, jogadores dando o que podiam. Talvez tenha sido o melhor jogo do evento, até agora.

Os brasileiros gostaram do resultado por um motivo particular: a seleção brasileira, além de perder um título para o selecionado de Zidane, em 1998, foi despachada duas vezes, da Copa do Mundo, pelos franceses. Toc! Toc! Toc!, na madeira, que isso também vale.

Em 18.06.2010. Ainda sobre os desígnos dos deuses do esporte: a seleção da Sérvia estreiou com derrota de 1x 0 para a inexpressiva Gana, na Copa do Mundo. Mas a equipe do elegante técnico Radomir Antic não se deixou abater, e derrotou à forte seleção alemã pelo placar invertido do jogo anterior.

Às 14h:25min. Na Internet, encontrei uma coleção de fotos das musas das arquibancadas da Copa - mulheres estonteantes, de todos os quadrantes do planeta. Entre elas, uma francesa anônima, com o mesmo olhar macilento e encantador, que se encontram em alguns dos quadros de Gustav Klimt.

Olha o link: http://copadomundo.uol.com.br/2010/album/musas-da-copa_album.jhtm?abrefoto=110#fotoNav=93

Mais uma: o Estado do Paraná também está prestes a abrir o bico desistir de ser sede da Copa do Mundo de 2014. Motivo? O custo financeiro das obras envolvidas. Será o único? A conferir.

Em 19.06.2010 - o ânimo com a qualidade dos jogos já passou. A seleção alemã perdendo, jogo sem qualidade, empates e resultados ridículos. Se bem que, Dinamarca x Camorões foi um bom jogo...

Amanhã, é dia de jogo do Brasil com a Costa do Marfim - a imprensa tenta convecer de que eles têm futebol para nos preocupar. Mas, não é porque a seleção de Portugal, capitaneada por Cristiano Ronaldo, revolver bancar a discreta no jogo de estréia, que a outra está acima da média - se pancada decide a coisa, estaríamos assistindo a um campeonato de luta livre!

A despeito dos talentos individuais, os caras não parecem ter mais talento do que o suficiente para disputar o título da segunda divisão do maior campeonato de futebol do mundo - o nosso.

Assim, a vitória sobre o esquadrão da Costa do Marfim parece depender do compromisso com o bom futebol e com o objetivo de avançar na disputa. Será o bastante para impor uma vitória respeitável.

A cerveja e os foguetes já estão reservados - meu filho mais velho também estará em casa, para acompanhar a partida pela TV. Mal chegou e já cantou uma da amarelinha - e já ganhou, claro.

Dito isto, encerro esta crônica, gritando:

- Vamos nós. Que venha a Costa do Marfim, com o respeito injustificado, uniforme moderninho, e o que for!