A VERDADE SOBRE A COPA

A VERDADE SOBRE A COPA

Maria Teoro Ângelo

A maior demonstração de amor à pátria se manifesta quando a seleção brasileira vai jogar. É um orgulho sem tamanho de ser brasileiro. Vestimos a camisa amarela e as cores da bandeira passam a fazer parte do nosso cotidiano. O Brasil se transforma naqueles atletas e é neles que depositamos a realização dos nossos desejos.

O jogo de futebol exorciza nossas frustrações porque o nosso time é a mais pura imagem da possibilidade de alguém do povo ser rico e famoso. Os nossos meninos, na sua maioria, vêm de classes menos favorecidas. O futebol imita a sociedade e tem suas regras, suas leis. Desrespeitá-las no gramado ou no modo como nos comportamos é ganhar cartão amarelo ou vermelho. O jogo reflete a vida com tantos adversários a atrapalhar o nosso caminho para o sucesso. No campo é a luta pelo gol. Na vida é a luta para a realização dos sonhos. O futebol na Copa nos ensina história e geografia. Viajamos pelo mundo através da tela da tv e temos a oportunidade de sentir muitas emoções, reunir amigos, compartilhar com os outros a nossa alegria na vitória ou a tristeza na desclassificação.

O país para quando o Brasil entra em campo. É um silêncio feito da mais verdadeira fé e devoção, da torcida dramática, da espera e do momento sublime do nosso gol. Todas as rivalidades somem e os homens se irmanam em torno do desempenho dos nossos heróis.

A Copa faz o milagre de unir os brasileiros, de reacender a chama do respeito pela terra-mãe, de amar com sinceridade o nosso chão, de despertar nos homens os bons sentimentos e até torcer por um adversário simpático. A Copa na África vai além dos jogos, das vitórias. Ela nos mostra o resgate de um povo segregado pelo preconceito. Um povo capaz de ser alegre ou triste com toda a intensidade que é possível. A Copa nos dá lições e quem quiser, pode aprender.