O EU superando a RAZÃO!

O nome na esfera medicinal que se dá é DISTIMIA!

No entanto, no popular, o distêmico é chamado

de: 'Estressado', 'Grosso', 'Mal-educado', 'Sem modos', 'Sem compostura', etc.

Este 'estado de espírito' já foi retratado por diversas vezes via redatores, escritores, jornalistas, locutores, cronistas, humoristas...

Quem nunca ouviu falar no personagem SARAIVA de humorísticos do rádio e da TV? Um sujeito altamente 'explosivo' que não suporta indagações que julga imbecís...

A uma elementar pergunta, tal como: "Está bonito o dia hoje, não?", responde com rispidez, via de regra constrangendo seu interlocutor. Como exemplo, uma resposta do SARAIVA para a pergunta feita acima seria: "Bom para você, que deve ganhar bem e não ter de aturar perguntas imbecís como a sua...".

Devo confessar, sem demérito (e muito menos mérito...) à minha pessoa, haja vista já estar 'angariando pontos' reconhecendo esta minha condição, que tenho ímpetos de um pretenso 'distêmico juramentado'!

E, para meu desespero, pelo que prega a SOCIOLOGIA, também um tremendo 'mascarado'. Faço uso constantemente de duas faces, haja vista, um percentual de pessoas com as quais convivo me 'rotulam' como 'educado', 'polido', 'respeitador', 'fino', 'culto', etc. e o restante deste percentual (Graças a Deus, o meu 'simancol' e o meu esforço de superação...) em número bem menor me 'tacham' como 'deseducado', 'sem respeito', 'grosso', 'inculto', 'estressado', 'dissimulado', 'sonso', etc.

O âmago da questão reside no fato de tornar-se dificílimo, as vezes até impossível para aquele que é 'atacado' pela síndrome 'baixar a sua guarda' e dar a 'mão à palmatória' reconhecendo suas limitações!

Há tratamento para o mal, conforme já apregoado por diversas vezes pela imprensa de uma forma geral. No entanto, assim como em tantos outros males (dependência química, alcoolismo, fumantes inveterados, portadores de TOC, pedófilos juramentados, etc.), não se obtem cura sem uma devida conscientização/colaboração daqueles diretamente envolvidos/infeccionados/portadores.

No caso específico do distêmico (posso falar com consciência de causa, haja vista portar o mal...), sob o ponto de vista sociológico, enquanto seu próprio EU superar a RAZÃO, levando-o pensar que é o supra-sumo em tudo o que realiza, que não comete falhas, que tem explicação para tudo, que, numa concepção geral está acima de tudo e de todos, é 'malhar em ferro frio' pensar que haverá uma solução!

De que estão rindo, voces que estão lendo? Acham que estou errado?

Risos homéricos para finalizar...

Abçs a todos...

Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,...,

até de repente!

HICS
Enviado por HICS em 18/06/2010
Reeditado em 25/06/2010
Código do texto: T2327417
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.