A perda de Saramago

O falecimento do escritor José Saramago, ocorrido hoje, 18 de junho de 2010, na sua casa em Tias, Canárias, Espanha, deixa uma lacuna grande na literatura contemporânea mundial.

O escritor português, Nobel de Literatura em 1998 e detentor do de um Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa, que aprecia a obra e não apenas um livro do autor deixa sem contestação o governo português, e mais especificamente, a Igreja Católica Romana, da qual discordava. Não admitia as idéias de Ratzinger.

Sua mais recente obra, “Caim”, 2009, mostra o afastamento do autor do antes todo poderoso Vaticano, quando ironiza a história bíblica do personagem.

Sua luta contra o poder discricionário é marca em toda sua obra, coerente e lúcida. Mas a luta contra a Igreja pode minar, com já o fez, a instituição, cada vez mais fraca no mundo contemporâneo. Acabar com o catolicismo ou qualquer outra religião é impossível, dada a espiritualidade do homem.

Naturalmente que Saramago conhecia o fato; não se conformava com os excessos. Complementando, o mundo perde igualmente um ‘blogueiro’: “Outros cadernos de Saramago”.

Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 18/06/2010
Código do texto: T2327935
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.