APRENDER É UMA ARTE

APRENDER É UMA ARTE

Quando nos deparamos com pessoas cultas, educadas que conseguem navegar em todas as direções do conhecimento, em áreas como: política, econômica, sociais, técnicas, humanas entre outras; ficamos embevecidos, admirando a desenvoltura, as palavras e o direcionamento do olhar no domínio de platéias que as acompanham.

A maioria desses admiradores não sabe avaliar o sacrifício que é aprender. A aprendizagem é um processo lento e dolorido. A continuidade do conhecimento requer empenho e dedicação da pessoa que se predispõe para o aprendizado.

Nós sabemos que nem todos aqueles que dominam o conhecimento, detêm a educação. A educação não é proveniente do berço, como se diz por ai, mas é sim, um aprendizado que começa com o nascimento e só termina quando a alma se vai. Isto porque a pessoa humana tem suas idas e vindas comportamentais. A educação é um estado do comportamento humano.

A beleza de quem alcança a sabedoria é a humildade de focar nas pequenas coisas. É ter expressivas explicações, tiradas das pequenas lições que a vida lhe passa. É ter a certeza de que é e será um eterno servo do verbo aprender.

Não só apenas os livros são fontes do saber, mas o meio que nos circunda, com todos os seus componentes, inclusive e principalmente as pessoas, inquestionáveis fornecedoras de informações valiosas no processo do conhecimento e da sabedoria.

O ser humano tem a capacidade de provocar ação ou efeito do conhecer, do vivenciar. A isto chamamos conhecimento. A retenção de uma grande quantidade desse conhecimento; faz o ser humano detentor da qualidade de sabedor. A isto chamamos sabedoria.

O individuo sofre a ação do aprender e os espectadores absorvem o efeito dessa causa.

Por tudo isso, o aprender nunca foi fácil para ninguém. É um processo que depende da vontade daquele que ouve, vê, sente o outro e o mundo que gira ao seu redor. É preciso querer. É necessário estar sempre disponível e receptivo aos inputs da vida.

Aprender cansa, mas é a principal razão da existência humana. O homem que não detém um mínimo de conhecimento é tratado como capacho do próprio homem e sofre profundamente os seus desencontros com a vida.

Se o aprender fosse fácil, a terra estaria repleta de sábios. Mas aí viria a monotonia! Qual a graça em uma reunião de sábios? Nenhuma. Todos responderão sem titubear.

Mas a grande verdade é que todos nós precisamos aprender a aprender e conhecer-nos em primeiro plano, para só então, buscar conhecimento sobre o outro. Aprenda algo novo a cada dia.

Rio, 17/06/2010

Feitosa dos Santos