Quem sai aos seus

Viva cada instante, viva cada momento,
Proteja da razão teu sentimento.
Tente ser feliz enquanto
A tristeza estiver distraída.
Conte comigo
A cada segundo dessa vida.
           Toquinho-Canção pra Jade
 
                Quando plantamos uma semente, a intenção e a torcida certamente são para que nasça, floresça e dê bons frutos. Pais e mães em todas as variações que a vivência desses papéis alcança sabem que é assim, pois educamos nossos filhos e filhas para que até sejam melhores que nós.
               Tudo que mais desejamos é que a vida de cada um deles seja sem sofrimentos ou dores desnecessárias. Que possamos cumprir nosso papel de educadores, ensinar-lhes o essencial para que construam suas vidas a partir dos princípios que julgamos corretos e torcer para que não se percam, tenham sonhos, projetos de vida e saibam lutar por eles, como nós lutamos.
                Acompanho o crescimento dos pequenos seres do meu convívio, sobrinhos e sobrinhas, filhos e netos de amigos, netos do coração e, em especial, meu filho, com a alma plena de encanto e surpresa. Como é bom agradecer a Deus por sua vida, como é bom reencontrar em seus traços e/ou jeito de ser um pouco do seu irmão e irmãs, um pouco do pai e meu também!
             Sempre digo egoisticamente-“É minha semente!”, mas sei da carga genética de muitas gerações, da influência direta do nosso convívio, do convívio social na escola e do seu grupo de amigos... Dia desses um menininho travesso, hoje um rapazinho de 13 anos se fazendo um homem bem humorado, curioso, atento ao mundo a sua volta, questionando-o a partir do que vive, do que lê e do que sente.
           Mãe Coruja assumida, fico feliz quando me reconheço em suas atitudes, em suas opiniões, em seus falares. Dia desses, numa dessas minhas viagens de trabalho á Brasília, no beijo de despedida, me saiu com essa: “-Mãe, se você encontrar o LULA, “diga” prá ele criar um programa de Alfabetização prá esse país...”
               “-Outro, meu filho? Já não chega os que já têm?”
               - Um que FUNCIONE, Mãe!

                      ..........................

            -Está dado o recado, meu filho, não diretamente ao presidente, mas a tantas e tantos que, certamente, se importam com os destinos deste país.