VINTE REAIS

Você sabia que a cédula de vinte reais tem 140 por 65 milímetros de dimensão? Ela foi lançada no ano de 2002 para facilitar o troco. De vez em quando está cédula está passando em nossas mãos sem que a gente tenha a curiosidade de verificar que no seu anverso tem uma efígie simbólica da República e no verso a figura do Mico – Leão – Dourado. Você já tinha percebido isso?

Apesar da inflação mais ou menos controlada depois de seus oito anos de lançamento já não se pode comprar muitas coisas com ela. Perguntei a uma jovem o que ela faria com uma cédula de vinte reais. Ela disse: em um salão de beleza só daria pra fazer pé e mão. Perguntei um garotinho o que ele faria se ganhasse vinte reais. Respondeu que daria para comprar uma pizza e um coca – cola. Um senhor bem informado sobre os preços de supermercado disse-me que com vinte reais se faria uma mini cesta básica. Já um taxista disse que não daria para por nem nove litros de gasolina com esta quantia.

O pior é que todo semana a gente tem que estar no salão fazendo as unhas. Lá vão vinte reais. A pizza, a coca – cola, a cesta básica, a gasolina também são consumidos rapidinho. E outros vinte reais deverão ser gastos.

Agora tem coisas que a gente paga com vinte reais e permanecem com a gente por muito tempo. Por exemplo, livros. Empregar dinheiro em livro é o melhor negócio. Ele tem vida duradoura. Quando ele é bom a gente lê e reler. Isso sem falar que podemos emprestar para colegas, trocar com as amigas por outros.

Sabe-se, porém, que encontrar livros de vinte reais não é fácil. Tem gente que não tem o hábito de ler porque não pode adquiri - los. Na minha adolescência eu lia muito na biblioteca municipal e na biblioteca de minha escola. Mas existem sim, alguns livros bons de vinte reais. Você conhece um livro intitulado “Vou te contar”? Ele compila trinta crônicas divertidíssimas. São narrativas do cotidiano contadas com muito humor. Faz a gente dar boas risadas. Vale a pena adquiri-lo. Não é propaganda enganosa não.

Bom, eu sou suspeita até para dar essa afirmação. Mas só se sabe se é verdade comprando e lendo. É só mandar e-mail para mdilmabrito@yahoo.com.br com seu endereço que o livro será enviado pelo correio desde que você se comprometa a enviar os vinte reais para a conta corrente que será indicada por e-mail. Arrisque! Boa leitura amigos!

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 23/06/2010
Reeditado em 29/04/2020
Código do texto: T2335965
Classificação de conteúdo: seguro