Diversidade
 
     Claude Lévi-Strauss.
 
     Hoje, "sabemos que a riqueza da Humanidade reside na sua diversidade e na sua capacidade de sempre reconhecer o lugar do outro"
     O Pensamento selvagem;
 
 
 
     A maioria de nós admite “robótica e politicamente” que a diversidade é uma característica natural da humanidade. Poucos param para refletir o que é de verdade esta diversidade, e porque ela existe... Ela nos parece boa, pois vários repetem esta frase. 
 
     Infelizmente, acredito que vários de nós, que verbalmente afirmamos entender a diversidade, apenas a conhecemos na sua expressão cognitiva mais superficial. Em nosso íntimo, não aceitamos a diversidade, pois crescemos cônscios de que somos detentores da verdade, e que a nossa posição é a única que merece ser verdadeira. 


 
     No fundo não perdemos tempo analisando e aprendendo com nossos sentimentos, com nossas ações, e com nossas mais secretas vontades, que somos um blend de inúmeras características, e que somos capazes de sentir e desejar coisas que nos envergonhariam, caso comentadas entre pessoas estranhas, muitas vezes até entre amigos.
 
     Somos assim... Mas não nos percebemos que temos um pouco de tudo dentro de nós. Para tornar este mix mais complexo, somos parte o que nascemos e parte o que aprendemos, somos genética e somos fenótipo, somos capazes de coisas porque nascemos capazes delas, e também temos outras capacidades pois apreendemos suas possibilidades.


 
     Se reconhecêssemos que somos capazes de coisas horrorosas, e que se não a fazemos, varias vezes não é porque não a sintamos ou não a queiramos, e sim porque nos freamos em nossa ética e em nosso caráter adquirido naturalmente. Infelizmente somos capazes de, muitas vezes por causas mínimas, culpar e não aceitar como humano a diferença dos outros.
 
     Reconhecer o lugar de nosso semelhante, é saber que em suas diferenças latentes encerram muitas afinidades adormecidas. Que em suas crenças batem latentes nossas possibilidades afogadas em mistérios, que em suas ações calçam-se nossas enterradas capacidades...
 
     Somos capazes de quase tudo, não o fazemos, por que cremos que não valha a pena... Os outros também creem e os fazem, por acreditarem que valem a pena.
 
     A diferença básica está nos valores, e os valores são relativos e humanos, cada um tem o seu, cada época tem o seu, cada povo tem o seu...
 
 
     Um forte abraço a todos, EM TODAS AS NOSSAS DIFERENÇAS, E EM TODAS AS NOSSAS SEMELHANÇAS...
   

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 23/06/2010
Código do texto: T2337785
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.