CALA BOCA GENTE

Nos idos da internet, com uma caixa postal que mal armazenava uma denzena de e-mails e uma conexão de fritar ovos, eu tinha que enfrentar o desafio de receber correntes malescritas enviadas por dezenas de amigos:

" Ajude Astrogilda, uma menina de Moçambique que tem elefantiase no cérebro. Deposite $$ na conta XXXX e esse dinheiro será usado para ajudá-la"

" Lata de refrigerante causa impotência"

" A Eletropaulo vai cortar a energia durante o jogo do Brasil"

E no final do e-mail ( sim, eu lia até o final), o "amigo cara-de-pau" pedia para que encaminhassemos aquele e-mail para o máximo número de pessoas que fosse possível. Enquanto eu deletava aquele lixo, em algum outro canto da rede, outros tantos repassavam aquela corrente para outros tantos coitados, sem saber que ao fazer isso, estava ajudando a enganar pessoas, alimentando a indústria do SPAM que estava sendo criada e abusava da ingenuidade ou da burrice do novo-internauta.

No fundo, eu sabia que quem encaminhava esse tipo de bobagem tinha uma boa intenção e queria contribuir para o coletivo, porém, como diria o meu amigo, Wagner Borges, "há uma diferença bem grande entre BONZINHO e BOBINHO". Portanto, desde aquela epóca, mesmo sem isso constar no manual da internet, muita gente foi sacando que o pedido de ajuda financeira de um certo Rei destronado na África ou que aquelas mensagens do seu banco te pedindo informações sigilosas tinham um Q de estranho e outros tantos C de golpe.

No meu caso, não sei se meus amigos ficaram mais espertinhos, mas já faz um tempinho que não recebo corrente em minha caixa postal ( se bem que de vez em quando, alguém manda um powerpoint enfadonho que vai direto para a minha lixeira), mas surgiu uma nova praga na rede que virou febre nacional, as correntes via twitter ou facebook do tipo:

" CALA A BOCA GALVÃO"

ou

" O DUNGA É UM ANÃO INFELIZ"

ou

" VAMOS BOICOTAR A GLOBO, NÃO ASSISTINDO ANA MARIA BRAGA"

E eu não deveria, mais ainda fico surpreso com o número de pessoas que "retwittam" essas frases e fico me perguntando qual é a razão para alguém reproduzir isso sem parar para pensar no que está reenviando para todos os seus amigos. Depois de muito pensar nisso; hoje, pela manhã, confesso, que tive uma revelação: me dei conta que, geralmente, quem adora participar nesses movimentos populares, são os mesmos indíviduos que repassavam as correntes de antigamente, e que ainda encaminham os powerpoints para milhões de amigos.

É claro, que participar de um evento em massa e erguer a bandeira com a frase "TENHO RAIVA DA COCA-COLA" rende muito comentário em redes sociais e até conversas de bar, contudo, se esse sujeito quer mesmo contribuir para o coletivo, ter o seu nome conhecido, por que não produz algo? Por que apenas reproduz o que os outros dizem, sem discernimento o suficiente para compreender que ao fazer essa repetição de mensagem tola, esta apenas seguindo como gado, peixe em cardume de palavras. Uma coisa é compartilhar algo legal, uma frase ou mesmo uma mensagem, outra bem diferente é nunca mandar um oi para um amigo ou um "como vai você?" para um colega que não vemos há tempos, preferindo apenas repassar mensagens, frases e essas correntes modernas.

VAMOS PRODUZIR ALGO, MOÇADA!

Muita gente pode afirmar que isso na verdade é divertido. E que não existe nada mais legal que ir com a galera num unissomo, num grito de guerra, e espalhar aos quatro cantos "SEU DELEGADO PRENDE O TADEU", porém, já pensou se fizessemos o mesmo movimento pela tragédia que está abatendo o Nordeste ou se, ao menos, exigissemos que os anões de Brasília parem de abusar da nossa Verde de Neve?

Ok, reconheço que estou perdendo a esportiva, já não tenho tanto saco assim para aguentar tanta ignorância coletiva, mas só para provar que estou ao menos tentando mudar e seguir o exemplo de todos, vou me contradizer e enviar para todos vocês essa mensagem.

E vou mais longe ainda: vou criar uma corrente!

Quero pedir a todos os amigos que reproduzam o link que contem essa mensagem para todos os seus conhecidos e familiares; que reencaminhem esse texto para todas as listas da internet que vocês consigam:) - sim, você mesmo que está lendo: imprima; distribua o máximo que você conseguir e se você fizer isso ( ou se ao menos, sentir vontade de fazer isso) eu vou estar provando uma teoria que eu aqui tenho que ninguém compreende mesmo o que é ironia.

E quem não fizer isso, vai ter a sua caixa postal lotada com mensagens idiotas ou a sua página de twitter repleta com a mesma frase por sete anos.