Generalidades filosóficas

Amigos, recebi um dia, de um grande amigo a seguinte mensagem
NADA NA VIDA É POR "ACASO", TUDO TEM A SUA “RAZÃO DE SER"

A NATUREZA é minha MÃE
O UNIVERSO é meu CAMINHO
O CORAÇÃO é o meu TEMPLO
A VERDADE é o meu CULTO
O AMOR é a minha LEI
A FORMA EM SI é minha MANIFESTAÇÃO
A CONSCIÊNCIA é o meu GUIA
A PAZ é o meu ABRIGO
A EXPERIÊNCIA é a minha ESCOLA
A ALEGRIA é o meu CÂNTICO
A DOR é o meu AVISO
A LUZ é a minha REALIZAÇÃO
O TRABALHO é a minha BENÇÃO
A LUTA é a minha OPORTUNIDADE
O PASSADO a minha ADVERTÊNCIA
O PRESENTE a minha REALIDADE
O FUTURO a minha PROMESSA
O EQUILÍBRIO a minha ATITUDE
A ORDEM E A DISCIPLINA é a minha SENHA
A BELEZA o meu IDEAL
A PERFEIÇÃO o meu DESTINO
O AMIGO é o meu COMPANHEIRO
O ADVERSÁRIO é o meu INSTRUTOR
O PRÓXIMO é o meu IRMÃO
O OBSTÁCULO é a minha LIÇÃO
A DIFICULDADE é o meu ESTIMULO




E acabei por responder:
Caros e especiais amigos,
 
Mais uma vez me perdoem se posso parecer ofensivo, mas  tenham a certeza que não é esta minha intenção...
 
Não obstante não concordar com a imagem comum da primeira assertiva “NADA NA VIDA É POR "ACASO", TUDO TEM A SUA “RAZÃO DE SER", entendo que o restante do texto possui algumas assertivas que posso comungar perfeitamente com elas.
 
Na essência de qualquer análise factual, tudo possui realmente causas, mas não aquelas causas de uma intencionalidade transcendental.
 
As causas para um evento, podem chegar a números absurdos, que nos seria impossível definir causas físicas, temporais, ou psíquicas para cada evento.
 
Desta forma, definir que tudo tenha uma causa é, para mim, uma forma indesejável de definir o contexto das mesmas.
 
Entendendo que, exatamente por ser extremamente complexa a causalidade de cada evento, algumas pessoas possuem, corretamente, o direito de acreditar que tudo tenha uma razão intencional ou planejada de ser.
 
Em momento nenhum me arvoro a defender minha posição, como se ela fosse o estado da arte, no que tanja a verdade das coisas.
 
Creio, pessoalmente, que muito do que ocorra no dia a dia da existência, ocorra por acaso, e outros tantos eventos, ocorram em decorrência de causas bem definidas. Os fatos que defino como ocorrendo por acaso, são assim definidos por mim, posto que não existe forma de rastrear a linha causal de sua origem. Elas podem ser tantas, e de alguma forma tão independentes, que nos fica impossível alinhá-las com o fato atual.
 
Existe um conceito, o do EFEITO BORBOLETA, que de uma forma perspicaz define bem o que gostaria de passar: O bater de asas de uma borboleta, nos jardins de uma casa, no subúrbio do Rio de janeiro, pode ser uma das causas, impensável se procurada, para um grande engavetamento no deserto da Mongólia. Pode parecer complexo, mas é simples.
 
O bater de asas daquela nossa bela e indefesa borboleta, desloca um volume de ar, pequeno a principio, mas que por si só, envolve um número avassaladoramente grande de átomos e moléculas.
 
Este deslocamento, por reação em cadeia, e envoltos no emaranhamento de uma infinidade de outros eventos, aparentemente sem conexão, vão dando um novo fluxo ao deslocamento do ar, como um todo.
 
Uma frente de alta pressão, pode acabar sendo afetada por esta série de eventos, e a movimentação deste ar, pode ir ganhando força e direção aleatória no continuar deste fato. Desta forma acaba que em alguma rodovia, em pleno deserto da Mongólia, é formado um vendaval assustador, isto levanta um volume de poeira tal que retira dos motoristas toda visibilidade, e desta forma o primeiro acidente ocorre, em continuação, o engavetamento se torna um fato.
 
Isto é apenas um exemplo aleatório, outros de muito maior complexidade estão com certeza, constantemente a ocorrer.
 
Ninguém, em nosso exemplo, ligaria aquele acidente, com a nossa pequenina borboleta. E podem assim acabar identificando o acidente como um desígnio maior.
 
Cada ação, inicia um complexo emaranhado de outros eventos. E a interferência destes eventos, com outros eventos originados de outras ações, algumas delas tão insignificantes que sequer a perceberíamos, acaba por dar forma a eventos que desconhecemos totalmente sua origem. O resultado final de algo ocorrendo agora, pode ter a ver com algum outro fato ocorrido a muitos anos, e assim por diante.  
 
Diversos eventos ocorrem, simplesmente, em decorrência da complexidade inerente das suas múltiplas causas. A dispersão temporal e física das inúmeras causas, acarreta com que alguns de nós, conforme nossos valores e nossas certezas, tenhamos a percepção de que exista alguma intencionalidade, por detrás daquele fato.
 
É coerente para mim, que muitos dos fatos são, em última análise, decorrentes de diversos eventos aparentemente desconexos e aleatórios, por serem a maioria das vezes não intencionais...

A NATUREZA é minha MÃE - Perfeito, a natureza é mais do que a mãe é a nossa causa primeira de viver.


O UNIVERSO é meu CAMINHO - Boa, não é tão perfeita, mas é boa... O universo é o meio pelo qual caminho, mas não o caminho, no sentido filosófico, de direcionamento e de justificativa para viver.


O CORAÇÃO é o meu TEMPLO - É uma frase bonita, mas sem um sentido prático. O Coração na prática somente serve para bombear o nosso sangue. Mesmo o sentido poético do coração, não ajuda muito, o verdadeiro amor tem que ser consciente e totalmente diferente da paixão...


A VERDADE é o meu CULTO - É uma boa frase, apesar de também ter mais beleza do que praticidade. A verdade é a verdade e ponto. Ela tem algo de relativo, munca quanto ao fato em si, mas em relação a precisão que temos de obtê-la. Ela deve ser assim, o estado utópico a ser procurado, mas que pode ser que jamais seja completamente alcançado, novamente, porque a precisão de nossos sensores pode nunca chegar a observá-la por completo.


O AMOR é a minha LEI - Mais uma frase muito bonita porem requer um cuidado em sua aplicação. O AMOR é um estado mental, basicamente hormonal, e não posso, ou não deveria pautar minha lei, no sentido de ser esta lei, a forma pela qual devo viver, sob um estado que é por si só pode ser mutável ...

O sentido mais filosófico da palavra amor poderia ser aplicado, mas mesmo assim, amor em seu sentido mais puro e abstrato, se aplicado como único parâmetro de viver, poderia nos levar a uma vida, nos seus extremos, de fraquezas e/ou de fanatismo.
O AMOR neste sentido, deve ser um dos pontos equilibrantes da razão pura, A razão sem ética nos leva ao pedantismo, a ética sem Amor leva a frieza total, a razão sem amor e sem ética, nos leva ou ao niilismo ou ao radicalismo total. Minha lei deve ser compreender o mundo pela ciência, equilibrar e frear meus instintos animais pela ética e dar maleabilidade ao racionalismo com o uso do amor puro e sincero.

A FORMA EM SI é minha MANIFESTAÇÃO - é uma frase quase mística, nem toda manifestação tem uma forma, pelo menos uma forma no sentido prático. Minha manifestação mental, quando filosofo comigo mesmo, quando me torno intimo de meu consciente, e busco o autoconhecimento humano, não possui nenhuma forma em si, mas está manifestamente atuante.

Meu subconsciente, que atua o tempo todo, e que em última análise me direciona a mente, atua quase que de forma transparente, escondida em uma nuvem de fumaça, onde tendo manifestação, ela ocorre na maioria das vezes de forma que  sequer percebo sua existência... Assim, não possui uma forma em si.

A CONSCIÊNCIA é o meu GUIA - É uma frase que pode ser aproveitada, mas teríamos que acrescentar “É UM” DOS MEUS GUIAS... Guio-me pela consciência quando atuo de forma consciente. Na grande maioria das vezes porem, me guio pelo inconsciente...

Percebamos: quando iniciamos a aprender a dirigir, tenho neste momento o consciente ativado ao máximo de seu potencial possível... Tão logo a direção se torna um fato comum, sou guiado quase que totalmente pelo inconsciente. Ninguém é capas de me responder, quantas vezes trocou de marcha, quantos postes passamos, e assim por diante... Guiamos-nos pela consciência nos momentos de aprendizado, nos momentos de cuidados, nos momentos especiais... A maioria das vezes nos guiamos pelo inconsciente...

A PAZ é o meu ABRIGO - Esta frase é totalmente nonsense para mim. A PAZ deve ser construída e buscada, tanto quanto a felicidade, e jamais a paz ou a felicidade devem ser abrigos, elas não existem por si só, devem ser constantemente laboradas...


A EXPERIÊNCIA é a minha ESCOLA - Eis aqui uma boa frase, a experiência é uma verdadeira escola... Existem outras, mas a experiência é uma das melhores escola... Muitas vezes nos apoiamos em aprendizado teórico, como escola...

Quando decido não matar meu pai, não fazer sexo com minha filha, não esganar meus amigos, quando decido não fazer nada que envergonhe meus filhos e etc... etc... etc... O faço sem ter experimentado para decidir. Nestes casos me utilizo da cognitividade, da lógica e do racional como escola, Incorporando inúmeras observações e leituras feitas do mundo, para construir meu aprendizado. Desta forma, a Experiência não é a única minha escola...

A ALEGRIA é o meu CÂNTICO – Eu, talvez por minha ignorância religiosa, desconheço o real sentido da palavra cântico como algo que me leve ou me permita crescer no transcendente. Entretanto, cântico me lembra alguma ação proposital e repetitiva, buscando o "atingimento" de algum objetivo.

Caso esta definição esteja pelo menos parcialmente correta, a alegria jamais será meu cântico, e sim uma das razoes para eu viver. Buscar a felicidade, seja ela estóica (que não é o meu caminho natural) seja ela epicurista (que é o meu caminho mais natural), é um dos meus motivos de vida... A alegria, sem menosprezo e ofensa a ninguém, é um dos alvos de minha vida... Desde que não macule ou ofenda a dignidade de viver de ninguém.

A DOR é o meu AVISO - Esta frase é perfeita... A evolução deu aos seres animais, de complexidade nervosa, o sentido da dor como aviso para fuga ou para cuidados... Uma árvore não sente dor, e não reage quando iniciamos sua derrubada... A evolução, agindo as cegas, e sem um propósito de projeto, selecionou os animais que sentiam dor, pois estes naturalmente se cuidavam melhor... 


A LUZ é a minha REALIZAÇÃO - Outra frase bonita e com algo de nonsense. A LUZ, mesmo em sentido transcendente, nada imanente, é algo externo.

 A luz é um evento físico, se a olharmos naturalmente. A luz é um evento cognitivo, quando em sua forma transcendente. Assim não pode ser minha realização... Ela pode ser um dos caminhos que busco me utilizar para minhas realizações...

O TRABALHO é a minha BENÇÃO - Outra frase bonita, mas de uma baixeza total... O trabalho é em última análise, uma necessidade, ou mesmo uma benção (apesar de esta palavra ser para mim muito sem sentido).

Ter filhos saudáveis, ter saúde, ser perfeito, ter amigos verdadeiros e não interessados, ser feliz, etc., etc., etc, podem ser bênçãos. Uma benção tem que ser algo esterno e que nos dê prazer e satisfação... Imaginemos quantas pessoas que conhecemos estão sem empregos, ou em sub empregos, e mesmo assim tentar definir o trabalho como uma benção é de uma grande maldade. Eles seriam então "desabensoados". Claro que não. Muito pelo contrário, eles foram trabalhadores honestos, bons pais de família, e que a complexidade, e a transitoriedade da vida, se abateu sobre eles...

A LUTA é a minha OPORTUNIDADE - A luta é uma necessidade, mas jamais será a minha oportunidade... A luta deve ser evitada, enquanto possível. A luta em si, não pode ser minha oportunidade. A oportunidade deve ser desbravada.


O PASSADO a minha ADVERTÊNCIA - O passado é minha própria vida, ou a vida de outros, que devo utilizar como conhecimento adquirido para o momento presente. Mesmo assim, fatos do passado devem sempre ser analisados a luz do momento atual. Fatos ruins no passado, não seriam hoje necessariamente ruins. A vida caminhou, a ciência caminhou, a psicologia evolutiva também caminhou, a sociedade mudou... e assim por diante. Nenhum evento passado pode servir de advertência, quando não analisados à luz da realidade atual.


O PRESENTE a minha REALIDADE -- PERFEITA o presente é a minha realidade, e a minha eternidade...


O FUTURO a minha PROMESSA - O futuro não existe, existe tão somente o presente... não posso falar de algo que não existe.


O EQUILÍBRIO a minha ATITUDE - parece uma boa frase. Porem, talvez o equilíbrio não seja a minha atitude, e sim o comportamento que deve estruturar a minha atitude.


A ORDEM E A DISCIPLINA é a minha SENHA - Não entendo nada. Creio que minha ignorância não tenha me permitido entender esta sentença. Uma senha me lembra algo que devo usar para esconder, ou proteger algo. Minha vida não deve ser escondida de nada. Sou o que sou, não devo ter vergonha de nada. Se não estou coerente para com a vida na sociedade, devo ser excluído desta sociedade, e não me esconder atrás de senhas.

Quanto ao sentido de proteger, é obvio que devo me proteger. Viver é complicado e requer alguns cuidados e proteção, mas acredito que a ordem e a disciplina jamais serão a minha proteção.

A BELEZA o meu IDEAL - Mas é obvio que não. Mesmo que nos utilizemos de um sentido transcendente para a palavra beleza, meu ideal deve ser a racionalidade, a verdade e o AMOR, mesmo que o racional e a verdade me mostrem ser feias. Valores são pessoais, e não podem por si só ser ideais de ninguém.


A PERFEIÇÃO o meu DESTINO Esta frase complicada, representa para mim, o nosso estado de ignorância, de vaidade e do pedantismo humano. A perfeição, como a verdade devem ser utopicamente procuradas, mas devemos saber que talvez jamais a alcancemos. Como vivo unicamente o presente, meu destino é vivê-lo em plena intensidade, com pulso forte de Amor, guiado por uma ética humana e natural.


O AMIGO é o meu COMPANHEIRO - Perfeita, ótima e sabia. Desde que tenhamos consciência dos que são realmente nossos Amigos.


O ADVERSÁRIO é o meu INSTRUTOR - Mas é claro que não. Pode ser que em alguns eventos, pontuais, o adversário possa ser meu instrutor, mas somente naqueles instantes em que eu estava do lado errado da dignidade humana, e meu adversário estivesse do lado certo.

Como prezo pautar minha vida com o mínimo de dignidade, meus adversários jamais poderão ser meus instrutores. Meus instrutores e mestres devem ser aqueles que estão à minha frente, que já cresceram cognitivamente, eticamente e socialmente, e estes jamais serão meus adversários. Acho ridícula esta assertiva...

O PRÓXIMO é o meu IRMÃO - Boa frase. Para elevá-la a ótima, basta somente que interpretemos o próximo como sendo qualquer um. Meus irmãos em genética, são todos meus irmãos.

Não significa que devo respeito a todos, mesmo irmão devem ser retirados do convívio social, por decisões erradas, ou até mesmo por fatalidades extra pessoais, do tipo meu irmão pegou o vírus do ebola, que culpa ele tem, nenhuma, porem ele deve ser retirado do convívio social, até sua cura, se possível, ou infelizmente até sua morte.
Imagina meu irmão que estuprou uma criança... este deve ser retirado do convívio social com o premio de que ele deva poder, imediatamente, encontrar seu deus...

O OBSTÁCULO é a minha LIÇÃO - Esta sentença me deixa duvidas, o obstáculo em si não pode ser minha lição, mas o esforça físico, mental e psicológico que despendi para contornar, ou para superar o obstáculo sim deve servir de lição...


A DIFICULDADE é o meu ESTÍMULO - Pode ser, pode não ser... Mas com certeza não é o único estimulo... Muito menos o melhor...

 

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 25/06/2010
Código do texto: T2341039
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.