VIDA DE CACHORRO

Usada por muito tempo como significado de vida difícil, sofrida, mal tratada até. Tempos em que cachorros não podiam entrar dentro das casas, eram alimentados com qualquer sobra (quando sobrava); comiam, ou melhor, bebiam até água de louça lavada. Quem viveu no interior sabe bem disso. Meus avós sempre tiveram cachorros. Sem direitos ou regalias. Havia até um "relho" pendurado atrás da porta...

Hoje a expressão tem outra conotação. Porque dizer que alguém tem "vida de cachorro" significa que é bem tratado, bem alimentado, com direito à ração, à saúde e a salão de beleza. Os pet shops têm desde camas até perfumes para cães. Têm roupas, ossos de plástico e brinquedos. Cachorro vive no colo, nos carros, no sofá e até na cama do dono.

Já o homem não tem mais "vida de cachorro"! Tem vida de homem mesmo. Os papéis se inverteram e o cão tem mais regalias que muitos homens. Tem homens (no sentido amplo) vivendo nas ruas, maltrapilhos, cheirando mal, com a "casa" nas costas feito caramujo, dormindo ao relento, morrendo de frio no inverno, fuçando nos lixos (feito cachorro vadio), comendo restos podres de comida. Não late, não morde, não corre atrás de carros e bicicletas. Mas pedem esmolas, te xingam quando tu não dás, pegam tua bicicleta e saem pedalando toda a vida; outros, mais revoltados, tiram o som, a bateria, os pneus, o estepe, enfim, depenam teu carro. E hoje, na avenida em frente ao meu local de trabalho, um lugar super movimentado, um caminhão de bebidas parou, o motorista desceu e fez xixi no pneu do carro! Simples assim, como diria o Wramoss.

O homem aprendeu com o cão e o cão aprendeu com o homem... Os valores se inverteram. Hoje, a "vida de cachorro" é de dar inveja a muita gente. E muitos homens desejariam, com certeza, serem cães. Mas duvido que algum cachorro queira ser homem...

Giustina
Enviado por Giustina em 25/06/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2341252
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.